Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEINE SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE : SHEINE SANTOS DO NASCIMENTO
DATA : 21/09/2017
LOCAL: NEPSA II

O EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO: ampliação do espaço ocupacional e tendência a precarização do trabalho na assistência estudantil

Exercício Profissional. Educação. Ampliação do Espaço Ocupacional. Precarização do Trabalho.

Este projeto de pesquisa está inserido na discussão do exercício profissional do assistente social na educação, na particularidade da assistência estudantil. O problema central da pesquisa está em analisar o trabalho desse profissional no contexto de ampliação do espaço ocupacional nas Instituições Federais de Educação Superior (IFES) no cenário de transformações sociais que afetam o mundo do trabalho e os trabalhadores. Parte-se do pressuposto de que enquanto trabalhador assalariado, ainda que inserido em instituições no âmbito do Estado, os profissionais de Serviço Social não estão imunes à precarização. Nesse sentido, o objetivo geral deste projeto está em analisar o exercício profissional do assistente social na educação, em face da ampliação desse espaço ocupacional, sinalizando os determinantes e as formas através dos quais a precarização tende a se expressar no trabalho profissional na assistência estudantil no contexto da sociedade contemporânea. Como objetivos específicos busca-se identificar os determinantes que impulsionaram a ampliação do espaço ocupacional na educação, na particularidade da assistência estudantil, e os que tendem a precarizar o trabalho profissional nesse espaço ocupacional; analisar as condições objetivas e subjetivas de realização do exercício profissional, identificando as formas pelas quais a precarização tende a se expressar no trabalho do assistente social e as implicações dessa precarização nas respostas às demandas dos estudantes e nas competências e atribuições profissionais. O lócus desta pesquisa será as IFES situadas no município de Natal/RN, englobando, portanto, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Campus Central) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (Campi Cidade Alta, Central e Zona Norte), enquanto espaços de trabalho do assistente social. No que se refere aos procedimentos metodológicos será adotada, além da pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa de campo, na qual serão realizadas entrevistas semi-estruturadas com profissionais de Serviço Social inseridos nessas instituições.

Externo ao Programa - 2363499 - ELIANA ANDRADE DA SILVA
Externo ao Programa - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Externo ao Programa - 2314135 - ILKA DE LIMA SOUZA
Presidente - 6347119 - MARIA CELIA CORREIA NICOLAU