Banca de DEFESA: LILLIANE DE LIMA ANDRADE DO NASCIMENTO

DISCENTE : LILLIANE DE LIMA ANDRADE DO NASCIMENTO
DATA : 29/08/2016
LOCAL: NEPSA I - CCSA

FORMAÇÃO SUPERIOR E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: da brevidade de sonhar em tempos de precarização estrutural do trabalho

Precarização do trabalho; Expansão do ensino superior; Precariado, Educação profissional e tecnológica.

Este estudo objetivou conhecer e analisar a inserção, no mercado de trabalho, assim como as condições e relações laborais dos egressos dos cursos superiores de tecnologia do Campus Natal-Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no contexto contemporâneo de expansão institucional e do ensino superior no Brasil, de precarização estrutural do trabalho e de adensamento do precariado. A pesquisa fundamentou-se em uma perspectiva crítica, visando apreender o objeto de pesquisa mediante as determinações sócio históricas da sociedade do capital, em tempos de crise. Do ponto de vista metodológico, constituiu-se uma pesquisa quali-quantitativa trabalhando com dados secundários e primários; estes últimos oriundos de entrevistas semiestruturadas. As análises dos resultados nos permitiram identificar, nos relatos dos egressos, seus perfis, explicitando características inerentes à categoria “precariado” e desvelar os limites da ação do IFRN, que, apesar das pretensões institucionais em contrário, tem atuado como vetor de adensamento dessa parcela da classe trabalhadora no atual tempo histórico. O estudo revelou igualmente elementos importantes do processo formativo e de pós-diplomação que podem ser considerados pelo Instituto na adequação dos currículos, na organização e articulação dos estudantes/profissionais e no processo de acompanhamento dos egressos, a fim de favorecer melhores condições de inserção profissional a seus formandos/egressos.

Externo à Instituição - ALBA MARIA PINHO DE CARVALHO - UFC
Presidente - 1543230 - ELIANA COSTA GUERRA
Interno - 6347119 - MARIA CELIA CORREIA NICOLAU
Interno - 1169227 - RITA DE LOURDES DE LIMA