Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KELLY DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA KELLY DE ALMEIDA
DATA : 20/06/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Aula do PPg em Psicobiologia
TÍTULO:

Efeito da terapia da Experiência somática em marcadores biológicos de homens vítimas de assalto com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)


PALAVRAS-CHAVES:

Transtorno de estresse pós-traumático, assalto, Experiência Somatica ®, Hormônios esteroides, afeto, validação questionário, DSM-IV, DSM-V.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) se caracteriza essencialmente pelo desenvolvimento de sintomas após a exposição a um ou mais eventos traumáticos, podendo sua apresentação clínica, que compreende componentes psicológicos, fisiológicos e comportamentais, variar entre os diferentes indivíduos, uma vez que estes podem exibir diferentes combinações de padrões sintomáticos incluídos nos critérios diagnósticos da doença (DSM-IV). No mundo contemporâneo, tem se tornado crescente a violência nos centros urbanos, com ocorrência de assaltos ou roubos seguidos de morte. Evidências a partir de estudos sobre a neurobiologia do TEPT evidenciam os sistemas neurais particularmente envolvidos na sua patologia e diferentes tipos de abordagens de tratamento. Por exemplo, existem várias abordagens e técnicas terapêuticas de natureza psicológica entre elas a Experiência Somática ®(SE ™), centrada na resolução dos sintomas de estresse crônico e estresse pós-traumático. Nesse contexto, o objetivo geral deste estudo é (1) investigar os sintomas clínicos e possível marcador biológico associados ao estudo da evolução do tratamento do TEPT utilizando a técnica de SE ™ em homens adultos, vítimas de assalto na cidade de Natal e (2) validar, a partir de uma amostra da população adulta em geral, um questionário estruturado para triagem e verificação dos sintomas de TEPT, baseado no DSM-V que corresponde à versão atualizada deste manual, realizada em 2013. Até o momento utilizamos 14 participantes de uma amostra cujo n= 35 participantes. Os resultados do primeiro estudo evidenciaram que 6 dos 14 participantes faziam uso de medicação. As concentraçoes plasmáticas de cortisol, variaram entre os indivíduos, apresentado elevação em 42,9% e declínio em 57,1 dos praticipantes, em relaçao às concentrações pré-terapia. Em relação à análise dos sintomas, observou-se uma melhora significativa no afeto positivo e uma diminuição estatiscamente significativa no afeto negativo (p< 0,05), independentemente do uso de medicação. A melhora dos sintomas no follow-up foi de 85,3% . A complementação da coleta dos dados a ser realizada numa mostra de 30 participantes deverá fortalecer ou não as atuais evidências, de modo que possamos concluir que a SE ™ se constitui em um tratamento psicológico a ser indicado para tratamento do TEPT. O estudo 2 encontram-se  na fase de análise dos dados.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 009.371.074-76 - EMERSON ARCOVERDE NUNES - UFRN
Presidente - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Externo à Instituição - PAULA ADRIANA BORBA - UNP
Notícia cadastrada em: 14/06/2018 15:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao