Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA CECILIO DAHER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA CECILIO DAHER
DATA : 30/11/2020
HORA: 13:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORMULAÇÕES COSMÉTICAS FOTOPROTETORA E ANTIENVELHECIMENTO A PARTIR DO RESÍDUO INDUSTRIAL DO SISAL (Agave sisalana Perrine)


PALAVRAS-CHAVES:

Agave sisalana; Antienvelhecimento; Cosméticos; Fotoproteção.


PÁGINAS: 109
RESUMO:

O sisal é a principal fibra dura produzida no mundo, correspondendo a aproximadamente 70% da produção comercial de todas as fibras desse tipo. Na composição química do resíduo de Agave sisalana, são encontrados diferentes carboidratos, saponinas e compostos fenólicos. Os compostos fenólicos são utilizados na indústria cosmética com atividades fotoprotetora e antioxidante. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma formulação multifuncional com atividades fotoprotetora e antienvelhecimento a partir da fração obtida do resíduo industrial de A. sisalana. Para tanto, foi realizado uma extração a partir do material vegetal líquido por meio de ultrafiltração por membrana, para obtenção da fração < 3kDa. Essa amostra foi caracterizada quimicamente por meio de estudos fitoquímicos quali e quantitativamente e avaliado rendimento e atividade antioxidante in vitro. Visando otimizar o processo extrativo e a quantificação de compostos fenólicos, fez-se nova extração por ultrasonicação do material vegetal líquido e sólido (frações L/L e S/S), variando as concentrações do agente extrator (etanol/água 50%, 80% e 100%). As frações com melhor rendimento e concentração de compostos fenólicos totais (50% etanol/água L/L e S/L) foram caracterizadas e avaliadas quanto a atividade antioxidande utilizando diferentes metodologias. As formulações fotoprotetoras foram preparadas variando as concentrações dos emulsificantes (Acrylic Acid/VP Crosspolymer e Polyglyceryl2 Stearate (and) Glyceryl Stearate (and) Stearyl Alcohol) e o tempo de cisalhamento a fim de obter a melhor emulsão. A fração de A. sisalana S/L 1,0% foi incorporada a estas formulações. A extração por ultrassom melhorou o rendimento de extração e reduziu o tempo em comparação com o método anterior. Os extratos estudados apresentaram compostos fenólicos e atividade antioxidante in vitro nas diferentes etapas da cascata oxidativa. Oito formulações foram submetidas ao testes de estabilidade preliminar e 3 destas mantiveram-se estaveis e portanto seguirão para o estudo de estabilidade acelerada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO DE ARAÚJO PADILHA - UFRN
Presidente - 1492900 - CICERO FLAVIO SOARES ARAGAO
Externa à Instituição - VERA LUCIA BORGES ISAAC - UNESP
Notícia cadastrada em: 11/11/2020 09:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao