Banca de DEFESA: ALEKSANDER HADA RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALEKSANDER HADA RIBEIRO
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Auditório 1 do NEPSA II + Plataforma de webconferência (híbrido)

EXPERIMENTO PEDAGÓGICO COM O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Protocolo PRISMA, TIC, GLM, GLMM, aprendizagem, metodologias ativas.

A aprendizagem envolve construção e desenvolvimento de informações e habilidades. O Ensino Básico público no Brasil enfrenta desafios como a falta de recursos e heterogeneidade das turmas e dos alunos. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) potencializam a customização da aprendizagem e criando ambientes de aprendizagem colaborativos. A Sala de Aula Invertida (SAI) é uma metodologia que inverte a ordem das etapas nas aulas. O conteúdo básico é oferecido, em muitos casos, em forma de videoaulas acessadas pela internet. Já em sala de aula, o professor utiliza o tempo para tirar dúvidas e desenvolver atividades. Defensores da SAI argumentam que a aprendizagem dos alunos ocorre de forma mais dinâmica, aumentando o interesse e trazendo os conteúdos estudados para a realidade do aluno. Uma forma de avaliar o desempenho dos alunos é por meio de testes como provas escolares ou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo principal do estudo foi elucidar se a SAI é uma metodologia aplicável ao Ensino Médio no ensino público, através da literatura científica disponível e da realização de um experimento pedagógico em uma escola pública. A fim de investigar se a literatura científica disponível mostra consenso de quee a SAI tem o potencial de otimizar a aprendizagem, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura usando os termos “flipped, classroom, high, school”. Foram encontrados 22 trabalhos científicos que avaliaram o desempenho de alunos do Ensino Médio com a metodologia SAI, sendo que 9 relatam aumento no desempenho. Em posse desses dados, foi realizado um experimento pedagógico com alunos de Ensino Médio na escola pública do pesquisador, com o objetivo de elucidar duas questões principais: 1- os alunos que participaram da metodologia SAI se sentem mais satisfeitos do que alunos que participaram de Aulas Expositivas (AE)? 2- A satisfação dos alunos pela metodologia aplicada influencia seu desempenho? Foram realizados Modelos Lineares Generalizados para tentar responder cada uma das perguntas. Pudemos aferir que alunos do grupo SAI se sentiram mais satisfeitos do que alunos do grupo AE. Ao compararmos os desempenhos dos dois grupos, não há diferença estatística, entretanto, alunos mais satisfeitos do grupo SAI têm uma melhora no desempenho, o que não ocorre no grupo AE. Em conclusão, foi possível identificar que a satisfação pelo método SAI influenciou diretamente o desempenho dos alunos. Utilizar a SAI no Ensino Médio pode tornar o aluno mais satisfeito e interessado na construção de seu próprio conhecimento. ASAI tem o potencial de ser uma das metodologias aplicadas para atualizar a etapa final da Educação Básica Brasileira para as necessidades do cidadão do Século XXI.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externa ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES - nullPresidente - ***.047.594-** - BETANIA LEITE RAMALHO - UFRN
Interna - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - GUILHERME MENDES TOMAZ DOS SANTOS - UNIR