Banca de DEFESA: REGINA LUCIA ALVES COSTA DA CRUZ

DISCENTE : REGINA LUCIA ALVES COSTA DA CRUZ
DATA : 28/09/2022
LOCAL: Sala de Multimeios 02 do Centro de Educação

PROCESSOS DE AFILIAÇÃO E ADESÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA DOCENTE: experiências formativas no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – Natal/RN

Afiliação. Formação Docente. Práticas Pedagógicas.Tecnologias Digitais.

O presente estudo aborda o processo para afiliação e adesão às Tecnologias Digitais (TD) a partir de uma orientação autorregulada elaborada por professores ao internalizarem as ações necessárias para o uso de TD no cotidiano da atividade docente. Para análise desse estudo, são tomadas as observações organizadas por meio de experiências formativas da pesquisadora, estudos informais junto à professores da Instituição onde exerce a docência como professora formadora e o experimento formativo desenvolvido em formato de Curso de Extensão: o uso dos gêneros discursivos nos suportes digitais em sala de aula. A intencionalidade da análise é revelar um modelo de orientação autorregulada que tribute para o processo de afiliação de professores às TD, de modo a reelaborar outras orientações que possibilitem ressignificar suas práticas e aderir às TD como conhecimento inerente à profissão docente. O estudo se apoia numa base epistêmica à luz de teóricos que discutem sobre às TD, formação docente, aprendizagem e significado de afiliação, sendo a última categoria-chave nesse estudo. Para tanto, as concepções de pesquisadores como Coulon (2008; 2017), Garfinkel (2018), Ramalho; Núñez; Gauthier (2004), Imbernón (2011), Gatti (2016), Kenski (2008), Valente (1999; 2011; 2014), entre outros, são referenciados no estudo. A metodologia utilizada no estudo fundamenta-se na etnometodologia pelo objeto principal da observação – as práticas do cotidiano docente reveladas nas rotinas que se materializam nas linguagens, nos conhecimentos, nas condutas. Como resultado, observa-se a relevante contribuição da orientação autorregulada para afiliação e adesão às TD a partir da reelaboração de outras orientações e aplicação em sala de aula pelos professores do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy, contexto da pesquisa.

Presidente - ***.047.594-** - BETÂNIA LEITE RAMALHO - UFRN
Externa ao Programa - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES - UFRNExterna ao Programa - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO - UFRNExterna à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Externa à Instituição - MARIA ALIETE CAVALCANTE BORMANN - IFESP
Notícia cadastrada em: 20/09/2022 11:39