Banca de DEFESA: JUSSARA KEILLA BATISTA DO NASCIMENTO ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUSSARA KEILLA BATISTA DO NASCIMENTO ALMEIDA
DATA: 22/03/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Sala G5 do Setor II
TÍTULO:

Protagonismo juvenil: uma avaliação do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento Humano na cidade de Natal/RN (2006-2007)


PALAVRAS-CHAVES:

Juventude. Políticas Públicas. Desenvolvimento Humano. Protagonismo Juvenil. Avaliação do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento na cidade de Natal.


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia
RESUMO:

Este trabalho apresenta um resgate crítico sobre o termo juventude, que contemporaneamente é apresentado como o período de vida entre 15 e 24 anos. Resgata duas características presentes na literatura. A primeira considera juventude como período de transição e a segunda trabalha essa fase a partir de uma predisposição à rebeldia. Discute a concepção plural do termo juventude considerando para isso aspectos sócio-históricos das distintas sociedades a qual se refere e destaca a importância de se perceber as diversidades do mesmo. Tendo como objeto de investigação o Programa Agente Jovem, o objetivo geral do trabalho é avaliar a efetividade das ações do programa Agente Jovem para o Desenvolvimento Humano na cidade de Natal-RN. Especificamente objetiva avaliar a efetividade do Programa Agente Jovem: a)enquanto potencializador da integração dos jovens nos espaços sociais da família, da escola e da comunidade; b) quanto à (re) inserção escolar e a incorporação dos temas relacionados à saúde na adolescência; e c) quanto à atuação dos jovens enquanto multiplicadores das ações do programa. No que se refere aos procedimentos metodológicos apresenta a revisão da literatura sobre a juventude, e sobre as categorias desenvolvimento humano, protagonismo juvenil e avaliação de políticas públicas, para a construção da abordagem teórico-analítica; utiliza coleta de dados documentais na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS sobre o Programa Agente Jovem; e entrevistas com atores envolvidos com o programa. Por fim, apresenta a avaliação da efetividade do Programa Agente Jovem sob a ótica dos participantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCISCO VANDERLEI DE LIMA - UERN
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interno - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 26/02/2013 08:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao