Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS VITORIAS FERREIRA DE ROCHA

DISCENTE: MARIA DAS VITORIAS FERREIRA DE ROCHA
DATA: 01/10/2012
LOCAL: Auditório de Ciências Sociais (Sala A4 do Setor II)

O PROINFO E A GESTÃO NO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM/RN (2008-2012)

ProInfo. Avaliação. Políticas Públicas.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

A dissertação avalia o Programa de Informática na Educação – ProInfo (2008-2012),no município de Parnamirim/RN, buscando verificar como se dar a gestão do programa no referido município. Especificamente objetivando: a) Analisar se o programa promove uma continuidade e viabiliza incentivos à capacitação dos professores e o uso pedagógico da informática na escola; b) Identificar se as escolas dispõem de uma infraestrutura necessária para o adequado funcionamento dos ambientes tecnológicos do programa; c) Observar se há um desenvolvimento e acompanhamento das ações do programa nas escolas; d) Investigar se existe um suporte técnico que possibilite a manutenção dos equipamentos do ambiente tecnológico. Para tais pretensões, ao delimitar o norteamento deste trabalho, que se encontra em andamento, serão consideradas questões pertinentes ao processo de informatização e a utilização do uso da informática nas escolas. Podemos dizer, que ensinar e aprender são desafios que se apresentam em todas as épocas e principalmente agora em que estamos vivendo em plena era da informação onde a mídia e a internet ocupam um espaço significativo na sociedade. A pesquisa, trás como problema central: Como o PROINFO está tratando a gestão do programa? Instigando a investigação entre os gestores (estadual e municipal) e professores de algumas das escolas de ensino do município de Parnamirim/RN, buscando contemplar a gestão e a efetivação das ações e objetivos propostos pelo ProInfo, e como este tem contribuído para o acesso às tecnologias, e sobretudo, a utilização desse recurso para o uso pedagógico no ambiente escolar. O processo metodológico consiste de revisão bibliográfica, pesquisa documental efetivada junto aos órgãos responsáveis pelo ProInfo: a nível a nível estadual, na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte; e a nível municipal, junto a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/RN, e pela Secretaria de Municipal de Educação de Parnamirim/RN. Utilizaremos também como procedimento a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com a coordenação do ProInfo vinculada ao sistema municipal, no caso, a UNDIME/RN, com a equipe gestora do programa do município, e com uma amostra de oito professores (dois por escolas) que receberam a capacitação.

Presidente - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Externo ao Programa - 019.991.844-91 - MARIA APARECIDA DE QUEIROZ - UFRN
Externo ao Programa - 347594 - MARIA GORETTI CABRAL BARBALHO
Notícia cadastrada em: 28/09/2012 10:34