Banca de DEFESA: NESTOR MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI

DISCENTE: NESTOR MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
DATA: 23/03/2012
LOCAL: Auditório A do CCHLA

Análise de previsão de comportamentos desviantes orientados por normas de trabalho e redes sociais numa empresa pública

Redes sociais; comportamentos; empresas; sociabilidades; modelos.

ÁREA: Sociologia
SUBÁREA: Outras Sociologias Específicas

Muito já foi escrito a respeito da influência das redes sociais dentro do comportamento dos indivíduos de um grupo, mas poucos trabalhos sobre isso tratam da questão do comportamento desviante relativo às normas sociais, especialmente em relação à sua previsão com base num grupo real. Com o objetivo de verificar o desempenho de um modelo de previsão de comportamentos desenvolvido com base na observação de um grupo desse tipo, usaremos o aporte teórico de limiares elaborado por Mark Granovetter juntamente com a teoria de Jon Elster a respeito das normas sociais. Além disso, o modelo será desenvolvido usando a teoria da escolha racional. Dessa forma, consideramos que as pessoas, quando confrontadas com um dilema que envolve sua racionalidade e, ao mesmo tempo, sua irracionalidade (emoções ligadas às normas sociais), escolhem a ação que lhes traz menos prejuízos dentro de um cálculo racional que engloba ambos os elementos.

Presidente - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 349734 - JOAO EMANUEL EVANGELISTA DE OLIVEIRA