Banca de DEFESA: THIAGO ISAIAS NOBREGA DE LUCENA

DISCENTE: THIAGO ISAIAS NOBREGA DE LUCENA
DATA: 08/02/2012
LOCAL: Auditório D do CCHLA

"FEIRAS-LIVRES: CIDADES DE UM SÓ DIA, APRENDIZADOS PARA A VIDA INTEIRA"

Feira-livre. Saberes da tradição. Conhecimento pertinente.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

A presente dissertação problematiza constelações criativas de saberes marcados por múltiplas subjetividades em um espaço singular das cidades: a feira-livre. Lugar de trocas comerciais, mas também afetuais, simbólicas e míticas, esse espaço se mantém ao lado dos estabelecimentos mercantis assépticos e climatizados como são os supermercados e hipermercados dos espaços urbanos e das metrópoles. As feiras, por seu caráter itinerante e seus personagens nômades modernos, são capazes de suscitar múltiplas observações, divagações, afecções e construção de conhecimentos. Na feira livre do bairro do Alecrim na cidade de Natal, nordeste do Brasil, principal contexto de referência desta pesquisa, em meio a tantos estímulos mobilizadores dos órgãos dos sentidos, salta aos olhos o elevado contingente de crianças e adolescentes exercendo as mais diversas atividades laborais. No Brasil o trabalho infantil é enquadrado em proibições prescritas por leis que recobrem singularidades. Sem a pretensão de negar a importância de tais convenções e regras, as reflexões aqui colocadas ultrapassam as amarras homogeneizantes do discurso oficial de proibição, problematizando a partir da feira a idéia de uma caótica e pulsante sala de aula ao ar livre na qual se constroem saberes mais próximos de uma lógica do sensível (Claude Lévi-Strauss). A feira é um laboratório de construção de conhecimentos pertinentes (Edgar Morin), aqueles que religam fenômeno e contexto sem opor manipulação e tempo real de aplicabilidade dos saberes construídos. Nessa escola sem muros, portas, janelas, quadros-negros ou programas, os saberes da tradição (Conceição Almeida) são experimentados e compartilhados por crianças e adolescentes que convivem diuturnamente com um tipo de troca de bens e palavras em permanente construção. Nas bancas da feira e para além delas encontramos sujeitos híbridos (Bruno Latour) que se estruturam por meio de mecanismos criativos capazes de fazê-los navegar nas incertezas caóticas de suas vidas. Os aprendizados da feira foram ou são a pulsão de reinvenção desses sujeitos aparentemente encarcerados no conformismo como fatalidade última, portadores de histórias grávidas de simbologias tristes e felizes que expõem a face de um humano em permanente combustão, construção e incerteza.

Presidente - 345835 - JOSE WILLINGTON GERMANO
Interno - 347048 - MARIA DA CONCEICAO XAVIER DE ALMEIDA
Externo à Instituição - JOSINEIDE SILVEIRA DE OLIVEIRA - UERN
Notícia cadastrada em: 23/01/2012 11:30