Banca de DEFESA: HELEONARDO DANTAS DE MELO

DISCENTE: HELEONARDO DANTAS DE MELO
DATA: 01/11/2011
LOCAL: Auditório de Antropologia

NOSSA SENHORA E SUAS MORTES: Um estudo sobre homicídios em um bairro da Zona Norte de Natal (RN).

Homicídios; ação social; estilo de pensamento; mapas sociais e mentais.

ÁREA: Sociologia

O presente trabalho versa sobre os homicídios ocorridos no bairro Nossa Senhora da Apresentação entre os anos de 2004 e 2009. O trabalho de pesquisa envolveu a mobilização de métodos e técnicas quantitativas e qualitativas. No que diz respeito às primeiras, aplicamos um survey junto a jovens estudantes de escolas de ensino básico situadas no bairro que foi lócus de nossa investigação. Já em relação à segunda, buscamos construir alguns retratos sociológicos significativos a partir da entrevista a jovens envolvidos com a criminalidade violenta, seja como vítima ou como ofensores. No que diz respeito ao arsenal teórico, acionamos os conceitos de ação racional, estilos de pensamento e a sociologia das idéias de Mary Douglas na busca de compreensão do fenômeno social abordado. Através da conceituação dos mapas-sociais-mentais tentamos imprimir uma maior proximidade o problema abordado a uma compreensão sociológica, gerando um discurso associativo entre os homicídios e as estruturas sociais.

Presidente - 1352037 - EDMILSON LOPES JUNIOR
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA