Banca de QUALIFICAÇÃO: VINÍCIUS LARANJEIRA GAMA

DISCENTE : VINÍCIUS LARANJEIRA GAMA
DATA : 08/07/2022
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

No epicêntro da virulência: impactos da Covid-19 para os profissionais da enfermagem no Hospital Onofre Lopes (RN)

Covid-19. Unidade de Terapia Intensiva. Hospital Onofre Lopes. Percepção.

A presente pesquisa tem como objetivo investigar os diversos desafios e impactos sofridos, em função da pandemia de COVID-19, pelas pessoas abarcadas na equipe de enfermagem que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Onofre Lopes, mantido e sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Expondo  as graves limitações do setor público de saúde e as contradições relativas à vertiginosa disparidade em relação ao bem equipado e muito menos acessível setor privado, a pandemia de COVID-19 pesou mais, como de praxe no âmbito do capitalismo, sobre os ombros das camadas mais pobres dos habitantes e, confluentemente, sobre os hospitais públicos. Observar de perto e refletir a respeito das experiências, percepções e condições psicoafetivas das profissionais que assumem a linha de frente no combate à pandemia de COVID-19, revela-se, sobretudo em tempos crísicos, um intento de extrema importância, visto que nos permite pensar condições e estratégias para o futuro, visando melhores condições de atendimento e trabalho para esses profissionais. Doravante, afim de refletir essa temática, a pesquisa, de abordagem fenomenológica, se valeu centralmente de observações participantes, aplicação de questionários, realização de entrevistas formais, conversas informais, bem como de levantamento bibliográfico.

Presidente - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Externo à Instituição - HERMANO MACHADO FERREIRA LIMA - UECE
Externa à Instituição - MARGARIDA MARIA KNOBBE - Estácio
Notícia cadastrada em: 29/06/2022 18:41