Banca de DEFESA: ERIVANIA MELO DE MORAIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIVANIA MELO DE MORAIS
DATA : 25/03/2022
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS E SENTIDOS DA PROFISSÃO DOCENTE CONSTITUÍDOS POR ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: CAMINHOS, PERSPECTIVAS E MOVIMENTOS FORMATIVOS

Formação docente; Multirreferencialidade; Sentidos da Profissão; Formação em Ciências Sociais.

Esta pesquisa situa-se no campo de investigação da formação e profissão docente em Ciências Sociais. O objetivo geral do estudo é compreender como estudantes do curso de licenciatura em Ciências Sociais constroem os sentidos da profissão docente. Para aprofundar mais a discussão, elencou-se como objetivos específicos: elucidar o movimento da pesquisa e suas três perspectivas - a abordagem, os recursos desenvolvidos e o diálogo entre formação e profissão docente em Ciências Sociais; e refletir acerca dos sentidos da profissão docente constituídos por estudantes das Ciências Sociais, a partir dos encontros reflexivos dialogais, do diário formativo e das narrativas apreendidas com o auxílio das entrevistas. Como caminho metodológico, desenvolveu-se ,inicialmente, uma análise bibliográfica, seguida da aplicação de questionários, encontros reflexivos dialogais, diário formativo e entrevista semiestruturada, que ampliaram as reflexões acerca do objeto. O lócus da pesquisa foi o curso de licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os sujeitos participantes foram os estudantes dos estágios supervisionados II e IV. A pesquisa assumi um caráter qualitativo e tem como fundamentos teórico-epstemológicos a abordagem multirreferencial e o pensamento freireano, que subsidiaram uma reflexão plural do objeto investigado. Nesse sentido, a pesquisa se apoia nas reflexões de Ardoino (1998), Barbosa (1998), Borba (1988); Freire (2014a, 2014b, 2019); Lahire (2005, 2015), Berger e Luckmann (2012) Bourdieu (1996, 2008), Sousa (2016), Morais (2017), Sarandy (2004), Handfas (2012), Carvalho (2004), Fernandes (1985), Ianne (2011), Frigotto (2010), entre outros.. Com base nesse aporte teórico, o estudo desvela uma perspectiva tripla quanto à formação dos sentidos da profissão docente, pautada nas relações objetivas, subjetivas e nos saberes pedagógicos constituídos a partir das experiências e trajetórias formativas dos estudantes. A pesquisa aponta para a defesa de uma formação inicial que relacione referências plurais que aprofundem os conhecimentos sócio-históricos,  teórico-metodológicos e ético-políticos problematizando-os a partir da realidade social. Além disso, fomenta a elaboração de currículos, projetos e propostas pedagógicos que desenvolvam e articulem os saberes da profissão, fortalecendo a formação crítica e reflexiva para o processo de reconhecimento social e político da docência, assim como de um projeto democrático de sociedade.

Presidente - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA
Interno - 1693229 - GILMAR SANTANA