Banca de DEFESA: THIAGO HENRIQUE CAMARA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THIAGO HENRIQUE CAMARA DE MEDEIROS
DATA : 28/06/2021
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)
TÍTULO:

POLÍTICA, IMAGINÁRIO E INTERNET: O USO DO FACEBOOK NA CAMPANHA ELEITORAL DO PRESIDENTE BOLSONARO NO RIO GRANDE DO NORTE EM 2018


PALAVRAS-CHAVES:

Redes sociais. Imaginário político. Marketing Político. Nova direita. Jair Bolsonaro. Rio Grande do Norte.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

As mudanças tecnológicas e nas plataformas de comunicação culminaram em importantes desdobramentos no sentido da institucionalização das redes sociais enquanto instrumentos do processo político. Isso pode ser evidenciado a partir da análise das últimas eleições para presidente do Brasil, em 2018, quando as redes sociais configuraram parte central da dinâmica eleitoral dos candidatos. Plataformas, como o Facebook e WhatsApp, serviram de mecanismos para fomentar a mobilização emocional e a cristalização de preconceitos e preferências, além da disseminação de ideias, valores e propostas. Considerando a eleição do presidente Jair Bolsonaro, questiona-se as imagens mobilizadas nas redes sociais pela sua campanha, tendo como foco a experiência do Rio Grande do Norte. Assim, tem-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social Facebook pelo marketing político e eleitoral do candidato Jair Bolsonaro, através do Diretório Estadual do Partido Social Liberal (PSL), no que tange às mobilizações de imagens, vídeos e outras mídias ligadas ao imaginário político da direita. A metodologia compreende a discussão teórica e aspectos empíricos que norteiam as TICs no marketing político e imaginário político, utilizando-se da netnografia. Investiga-se a página do Facebook do PSL/RN, em um recorte temporal determinado, com o objetivo de extrair reflexões mediante uma sociologia compreensiva. Lança-se mão de entrevistas semiestruturadas com atores ligados à campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Os resultados demonstram que as redes sociais, materializadas neste trabalho a partir do Facebook, constituíram importante aspecto de concertação política da campanha do atual presidente, reunindo imagens mobilizadas intrínsecas ao combate à corrupção e ao comunismo, família, religião e segurança pública, culminando, assim, em elementos do imaginário da “nova direita”.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1081965 - CARLOS EDUARDO FREITAS
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Externa à Instituição - MARIA APARECIDA RAMOS DA SILVA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 09/06/2021 08:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao