Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA LISBOA DE LIMA

DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA LISBOA DE LIMA
DATA : 30/07/2020
LOCAL: Videoconferência

Valor Simbólico da Educação Alimentar e Nutricional pela Equipe Multiprofissional da Atenção Básica no município de Arez-RN

Educação alimentar e nutricional; habitus; NASF-AB; Atenção básica; Discurso do sujeito coletivo.

A Educação Alimentar e Nutricional, que será mencionada neste trabalho como EAN, tem como conteúdo implícito a alimentação saudável, que por sua vez é considerada tema de relevância geral da população brasileira de acordo com a legislação que regulamenta a Atenção Básica em Saúde (AB). Para a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), a EAN é uma das atribuições específicas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF–AB), enquanto equipe multiprofissional. No entanto, o Governo Federal determinou em setembro de 2019 que a partir de janeiro de 2020 se iniciasse no país a fase de transição para um novo modelo de financiamento da AB através da portaria nº 2.979, a Portaria Previne Brasil. Neste novo modelo de financiamento a equipe multiprofissional no desenho proposto pela PNAB denominado NASF-AB não foi contemplado e um novo tipo de equipe multiprofissional foi apresentado com novas diretrizes, modelo de operacionalização e também uma nova terminologia: equipe de Atenção Primária (eAP). No tocante ao NASF-AB enquanto equipe multiprofissional até então vigente e que tem a EAN entre as suas atribuições, há relevância em conhecer os valores, as noções e as práticas da equipe em relação a essa ação pública de saúde, especialmente no período em que o Brasil foi atingido por um novo vírus da família coronavírus, o SARS-CoV-2. E por este caminho do pensar chegamos ao objetivo deste trabalho que é analisar o significado simbólico da EAN pela equipe multiprofissional da Atenção básica do município de Arez. Dialogando com a teoria social Pierre Bourdieu, busca-se identificar e analisar no discurso dos profissionais que compõem a equipe, o que significa a EAN enquanto ação pública de saúde na APS e como está agregada ao habitus da equipe. O Desenho do estudo é de natureza qualitativa empregando na metodologia entrevistas semiestruturadas e utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo como instrumento de análise. Os sujeitos da pesquisa são os profissionais que formam a equipe multiprofissional do município de Arez. Em relação aos dados coletados, atribuído tratamento empírico através do Programa DSCsoft, software de autoria dos Pesquisadores Fernando Lefevre e Ana Maria Lefevre. A fase de coleta e sistematização dos dados foi interrompida pela pandemia causada pelo SARS-CoV-2, de forma que, ao final do tratamento destes teremos os resultados que nos permitirão traçar as considerações finais.

Presidente - 1475558 - LORE FORTES
Interna - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Externa ao Programa - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externa à Instituição - MARCIA DA SILVA PEREIRA CASTRO - UERN