Banca de QUALIFICAÇÃO: JORGE ALBERTO FERNANDES DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORGE ALBERTO FERNANDES DE MEDEIROS
DATA : 03/07/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório C do CCHLA (UFRN)
TÍTULO:

Educação e Política Pública: uma avaliação da implementação do PNE na UFRN (2014 - 2017)


PALAVRAS-CHAVES:

Política Pública. Avaliação. Implementação. Política Nacional de Educação.


PÁGINAS: 28
RESUMO:

Os desafios vivenciados, na educação superior no Brasil, promovem a necessidade da atuação efetiva dos atores públicos para implementar políticas capazes de transformar o processo de ensino com melhores resultados quantitativos e qualitativos, os quais possam efetivamente mudar a sociedade. Para tanto, o alcance dos objetivos planejados não pode ser um fim em si mesmo e há necessidade de avaliar em que condições as políticas são implementadas e se alcançam o que foi previamente estabelecido. Nesse sentido, surge a motivação para responder como o Plano Nacional de Educação está sendo implementado na Universidade Federal do Rio grande do Norte? O objetivo desta pesquisa é avaliar o processo de implementação do PNE (2014 – 2024) na UFRN no período 2014 - 2017. Para responder a temática proposta, a pesquisa apresentará a discussão sobre política pública, política pública educacional no Brasil, o Plano Nacional de Educação e o ensino superior no Brasil e as ações implementadas pela UFRN para contribuir no alcance das metas nacionais. As variáveis a serem estudadas são a taxa bruta e líquida de matriculados entre 18 e 24 anos, quantidade de docentes com titulação de mestre e doutor e quantidade de pós formação stricto sensu, todas no período 2014 a 2017. Como hipótese tem-se que a UFRN tem contribuído para evolução quantitativa dos resultados, porém com flexibilização da estrutura acadêmica que pode comprometer o processo ensino aprendizagem. A aproximação com o tema se dá por meio de procedimentos teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa, por atribuir um julgamento de valor no processo de avaliação, e utilizar do estudo bibliográfico (revisão da literatura), documental (leis, relatórios e regimentos) e pesquisa de campo com utilização de entrevista aberta com intuito de compreender a percepção dos atores responsáveis pelo processo de implementação do PNE na UFRN. Para exame das informações obtidas utiliza-se análise do conteúdo de Lawrence Bardin para extrair a relação do proposto e o obtido com a implementação da política e contribuir na verificação da hipótese apresentada na pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149332 - LINCOLN MORAES DE SOUZA
Interna - 1475558 - LORE FORTES
Externa à Instituição - DANILMA DE MEDEIROS SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/07/2019 14:40
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