Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARLA PONTES DE SOUZA

DISCENTE : ANA KARLA PONTES DE SOUZA
DATA : 29/06/2018
LOCAL: Sala 901 do CCHLA

ANÁLISE DA CRISE DA REPRESENTAÇÃO POLÍTICA NOS MOVIMENTOS ESTUDANTIS: UM ESTUDO SOBRE A ATUAÇÃO DA UNE DE 2007 A 2013

Movimentos Estudantis. Crise. UNE. Representatividade.

Este trabalho vincula-se a linha de pesquisa “Estado, Governo e Sociedade”, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade federal do Rio Grande do Norte e analisa a crise de representatividade vivida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), no período de 2007 a 2013. Parte-se da hipótese de que a UNE, fundada em 1937, entidade máxima de representação dos estudantes brasileiras conhecida por sua história de lutas, por ter se dedicado ao enfrentamento a ditadura militar-empresarial-burocrática de 1964 e a luta pela redemocratização do país, mostrando seu caráter interventivo na política nacional, nos últimos anos têm vivenciado um processo de burocratização refletido no afastamento das bases e da tática de mobilização, abrindo espaço para o surgimento de uma crise de representatividade ante a sua base, que pode ser averiguada a partir das ocupações das reitorias realizadas por estudantes de universidades federais brasileiras em 2007 e 2008, contra a reforma universitária do Governo Lula se opondo a posição da UNE apoiadora das políticas governistas, como também nas Jornadas de Junho de 2013 onde a negação a organizações e entidades tradicionais atingem a UNE que pela primeira vez na história recente não é uma das principais representantes de mobilizações juvenis que ocorrem pelas ruas do país. A metodologia utilizada para a realização dessa dissertação será a análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com membros da direção da UNE nas gestões de 2007/2009 a 2013/2015, pesquisa documental e virtual através de folhetos, notas, revistas e teses produzidas pelos movimentos envolvidos nesse trabalho e disponibilizados impressos e/ou nas redes sociais e site da entidade, bem como análise de notícias do jornal El país, da Folha de São Paulo e da revista Carta Capital sobre os atos ocorridos em 2013 e pesquisa bibliográfica de literatura específica sobre a UNE, ocupações, Jornada de Junho  e crise de representatividade.

Presidente - 6347248 - JOSE ANTONIO SPINELI LINDOZO
Interno - 1164161 - IRENE ALVES DE PAIVA