Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA ARAÚJO DE FRANÇA

DISCENTE: ANA CAROLINA ARAÚJO DE FRANÇA
DATA: 14/04/2016
LOCAL: Auditório C do CCHLA

AS RELAÇÕES RACIAIS: UMA AVALIAÇÃO DA EFETIVIDADE DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – PNLD 2015

Escola; PNLD; Livro didático; relações étnico-raciais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Sociologia

A escola é um espaço de disputa de concepções e visões de mundo. Em relação às questões de ordem étnico-raciais essa disputa no campo escolar perpassa duas visões, a primeira voltada a uma perspectiva unilateral de caráter eurocentrista, que reproduz uma suposta inferioridade dos povos africanos e de seus descendentes ao supervalorizar as experiências históricas e culturais do segmento branco, supostamente “superiores” e desvalorizar e estereotipar as experiências culturais, históricas e as identidades dos africanos e afrodescendentes.  A segunda visão, percebe a escola como um lugar de desconstrução dessa “inferioridade” atribuída aos africanos e afro-brasileiros. A pesquisa “As relações raciais: uma avaliação da efetividade do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015” propõe fazer uma avaliação do PNLD em relação ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, objetivando identificar como são tratados os conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos livros didáticos de história aprovados pelo programa, especificamente, avaliar se os matérias didáticos aprovados pelo programa estão em consonância com o que estabelece as Diretrizes, isto é, se incorporaram eu seus conteúdos a temática história e cultura africana e afro-brasileira. O presente texto para a qualificação apresenta a introdução com a proposta de estruturação da dissertação e o primeiro capítulo.

Externo ao Programa - 1715135 - JOANA TEREZA VAZ DE MOURA
Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interno - 349700 - LUIZ CARVALHO DE ASSUNCAO
Notícia cadastrada em: 12/04/2016 09:09