Banca de QUALIFICAÇÃO: VITOR HUGO CAMPELO PEREIRA

DISCENTE: VITOR HUGO CAMPELO PEREIRA
DATA: 08/05/2012
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia

Análise espacial aplicada a seleção de áreas potenciais e proposição de cenários para delimitação de corredores ecológicos de mata atlântica: estudo de caso no município de Tibau do Sul/RN

Mata Atlântica. Corredores Ecológicos. Análise Espacial. Cenários

ÁREA: Geografia
O bioma Mata Atlântica ocupa grande parte da costa Atlântica brasileira, além de porções do Paraguai e da Argentina. Em razão, sobretudo, de sua biodiversidade enquadra-se no grupo dos hotspots mundiais, ou seja, áreas que apresentam extrema prioridade de conservação.  Embora atualmente estejam disponíveis alguns dispositivos que auxiliam na sua proteção, no decorrer da história da ocupação e exploração do território brasileiro, esse bioma passou, e ainda passa, por um intenso processo de devastação, provocado, sobretudo pela pressão exercida pelas atividades econômicas, culminando em uma relevante redução de sua área e em uma consequente fragmentação da paisagem, o que traz consigo uma série de problemas em diversas escalas e aspectos. Assim como em grande parte dos municípios incluídos na área de abrangência do bioma, a situação de fragmentação florestal em Tibau do Sul/RN é bastante relevante, originando assim uma paisagem deveras diversificada com ampla tipologia de usos do solo. Dentre as alternativas que visam à conservação do referido bioma destacam-se a criação de Unidades de Conservação e a criação de Corredores Ecológicos, sendo essa última mais eficiente por conectar os remanescentes florestais, aumentando a conectividade da paisagem, fornecendo ganhos significativos em relação à biodiversidade. No entanto, uma das principais problemáticas em projetos de implementação de Corredores Ecológicos está relacionada com a seleção de áreas para tal fim, neste sentido a Geografia pode fornecer importantes contribuições, através da análise integrada, do uso da análise espacial e da construção de cenários de delimitação de Corredores Ecológicos, permitindo assim uma apreciação da realidade tomando por base a integração dos aspectos ecológicos, biológicos e antrópicos. Assim sendo, a presente pesquisa tem como objetivo indicar áreas potenciais e propor cenários, através de técnicas de análise espacial para estabelecimento de corredores ecológicos de Mata Atlântica no município de Tibau do Sul/RN. Para tanto, a metodologia adotada está fundamentada na abordagem Geossistêmica, em estudos da (Geo)ecologia da paisagem e na análise espacial, através da lógica fuzzy. A partir desses elementos, serão construídos 4 modelos de análise a partir das perspectivas ambiental, socioeconômica, legislativa e integrada, que por sua vez indicarão áreas potenciais para o estabelecimento de Corredores Ecológicos e servirão de base para a proposição de cenários voltados a essa finalidade.

Interno - 1692459 - ERMINIO FERNANDES
Presidente - 1149364 - LUIZ ANTONIO CESTARO