Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIE ANDRADE SOUZA

DISCENTE : JULIE ANDRADE SOUZA
DATA : 19/05/2019
LOCAL: Sala 511 do DGE/CCHLA
Modelagem dos eventos de precipitações extremas na Bacia Hidrográfica do Rio Potengi-RN. 2019.

Precipitação. Variação espaço-temporal. Eventos extremos. Período de retorno. Bacia hidrográfica.

Os eventos de precipitações extremas são geralmente definidos por valores atipicamente elevados ou baixos, considerando um intervalo de observações,  responsáveis pelos momentos de histerese do sistema, quando o input e energia  é máximo. Diante disso a pesquisa parte da problemática relacionada as  consequências que a precipitação, em baixa ou elevada quantidade, pode  desencadear na estrutura superficial da paisagem, provocando alterações no  ambiente físico e nos arranjos espaciais, interferindo assim na execução de atividades agrícolas, industriais, turísticas, bem como no uso racional da água  na bacia hidrográfica. A área de estudo compreende a Bacia Hidrográfica do Rio  Potengi (BHRP), com aproximadamente 4.093km². O objetivo do presente  trabalho consiste em analisar a variação espacial e temporal da precipitação  pluvial na BHRP, utilizando diferentes modelos matemáticos, de forma a espacializar e temporalizar os eventos extremos. A metodologia compreende a  aquisição e tratamento dos dados de precipitação por meio do método de  ponderação regional; definição de anos-padrão, método empregado por Xavier  et al. (2002), classificando-os em anos muito chuvosos, chuvosos, habituais,  secos e muito secos; espacialização anual e semestral da precipitação através do software ArcGIS utilizando o método de Interpolação Inverso da Distância Ponderada (IDW); e por fim, o cálculo da probabilidade dos Período de retorno por meio dos métodos de Fuller, Vem Te Chow, Gumbel e Kimball. Os resultados obtidos até o momento consistem na classificação dos anos-padrão, espacialização anual e semestral da precipitação, do período de 1963-2010, considerando a falta de tabulação dos dados referentes aos anos restantes (2011-2018).

Externa ao Programa - 2190974 - JOANA DARC FREIRE DE MEDEIROS
Interno - 1149364 - LUIZ ANTONIO CESTARO