Banca de DEFESA: FRANCISCO ARACILDO DE MOURA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO ARACILDO DE MOURA
DATA : 29/07/2016
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO:

PARCELAMENTO DE TERRAS E EXPANSÃO URBANA NA MICRORREGIÃO DO AGRESTE POTIGUAR: LOTEAMENTOS E ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA EM BOA SAÚDE, LAGOA SALGADA E SERRA CAIADA – RN. 


PALAVRAS-CHAVES:

Parcelamento de terra. Expansão urbana. Loteamentos. Especulação imobiliária. Pequena Cidade. 


PÁGINAS: 138
RESUMO:

A pesquisa em tela objetivou fazer uma discussão acerca de como o parcelamento de terras vem provocando a expansão urbana na Microrregião do Agreste Potiguar, dando ênfase ao processo de loteamentos que por sua vez tem impulsionado a especulação imobiliária nas cidades de Boa Saúde, Lagoa Salgada e Serra Caiada – RN. Neste sentido, entende-se a cidade como um produto histórico e social que se materializa no espaço, onde as práticas desenvolvidas em seu interior são modificadas com o tempo e acompanham a evolução da sociedade, práticas estas, norteadas por processos urbanos que permeiam a vivência e transformam as relações existentes na produção das cidades, principalmente, ao que concerne as relações capitalistas, onde a posse da terra possibilita a aquisição de sobre lucros acumulação de capital. Desse modo, o trabalho enfocará a expansão dos tecidos urbanos das cidades, a partir da proliferação dos loteamentos de terra em áreas urbanas ou de expansão urbana, considerando os agentes produtores, proprietários de terras e adquirentes dos lotes, que atuam e se beneficiam com a dinâmica do mercado de terras em pequenas cidades. Neste sentido, considerando as diferenças existentes em cada cidade, bem como de seus aspectos comuns, explicitar-se-á como o fenômeno do parcelamento de terras vem se intensificando, sua dinâmica, benefícios e as possíveis implicações que os loteamentos de terras podem ocasionar para a malha urbana local. Como última análise, esta pesquisa visa contribuir para que sejam desenvolvidas ações efetivas de planejamento e ordenamento territorial urbano, considerando a sistematização dos dados e informações sobre os loteamentos existentes nestas cidades, informações que julgamos serem pertinentes para o desenvolvimento de políticas urbanas, como também, decisões que venham a ser tomadas pelos governantes e sociedade local que visem a melhoria e a estruturação da morfologia urbana das pequenas cidades. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349714 - ADEMIR ARAUJO DA COSTA
Interno - 349682 - EDNA MARIA FURTADO
Externo à Instituição - JOSÉ ERIMAR DOS SANTOS - UFERSA
Notícia cadastrada em: 14/07/2016 15:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao