Banca de QUALIFICAÇÃO: KELLIA DE OLIVEIRA BEZERRIL

DISCENTE: KELLIA DE OLIVEIRA BEZERRIL
DATA: 19/04/2015
LOCAL: Sala 515 do CCHLA

O LIXÃO DE CIDADE NOVA E A SUA INTERFERÊNCIA NA QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS SUBTERRÂNEOS DA REGIÃO OESTE DE NATAL-RN

Expansão Urbana; Problemática socioambiental, águas subterrâneas, contaminação, Lixão.

ÁREA: Geografia

A cidade de Natal-RN, passou por intenso processo de expansão urbana, sem haver um planejamento diretamente proporcional a evolução da população, logo, gerou-se diversos problemas sociais e ambientais. Dentre estes, estão a ocupação de áreas naturais pela população (residências) e até por órgãos públicos (construção de depósito de resíduos urbanos), ocasionando problemas socioambientais. O resultado de um planejamento mal executado é a construção de um lixão numa área de dunas com características pedológicas permeáveis, havendo uma capacidade de infiltração hidráulica muito alta, desta forma, as águas provenientes das precipitações pluviométricas, são quase que totalmente infiltradas, favorecendo a construção de poços para abastecimento.  A proposição da presente pesquisa torna-se justificável ao se compreender os efeitos adversos ocasionados pela deposição inadequada de resíduos e a sua respectiva influência na qualidade das águas subterrâneas destinadas ao abastecimento humano da população natalense, incluindo a área de estudo, composta pelos bairros de Felipe Camarão, Planalto e Guarapes. Outro aspecto que demonstra a relevância de se compreender as águas subterrâneas reside ao fato de que as águas subterrâneas correspondem a 73% do volume fornecido para o abastecimento d’água da cidade, através da explotação por poços tubulares profundos, sob a responsabilidade da CAERN, através de concessão dada pela Prefeitura Municipal de Natal (NATAL, 2012). Desta forma, estudos sobre a expansão urbana relacionadas a construção de um lixão e sua influência na contaminação dos recursos hídricos subterrâneos são importantes, dado a relevância para o abastecimento da população natalense, com possibilidades de proposição de medidas mitigadoras, reduzindo a contaminação pelo chorume. Desta forma, a presente pesquisa torna-se exequível, pela contribuição ambiental e social que a mesma proporcionará a sociedade natalense como um todo.

Presidente - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Interno - 1692459 - ERMINIO FERNANDES