Banca de QUALIFICAÇÃO: LORENA KARLA SOARES PEIXOTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LORENA KARLA SOARES PEIXOTO
DATA : 23/03/2023
HORA: 09:30
LOCAL: UFRN
TÍTULO:

Avaliação dos parâmetros de durabilidade frente ao ataque por íons cloreto em concreto autoadensável com uso de agregados reciclados de resíduos da construção civil (RCC)


PALAVRAS-CHAVES:

Concreto autoadensável. RCC. Agregados reciclados. Metacaulim. Ataque por íons cloreto. Propriedades de durabilidade.


PÁGINAS: 26
RESUMO:

Conforme o desenvolvimento econômico conduz o ritmo acelerado da construção, sabe-se que o mesmo projeta uma crise ambiental global em consequência do desperdício dos recursos naturais de fontes não renováveis, despertando, assim, a busca por alternativas de reaproveitamento dos resíduos da construção civil (RCC). Neste estudo, verificou-se a influência da incorporação de agregados reciclados de RCC, areia e brita, nos parâmetros de durabilidade em misturas de concretos autoadensáveis (CAA), com e sem adição de metacaulim, submetidas a duas condições de exposição: ao ar livre e em ciclos de ataque por íons cloreto. Foram produzidas cinco misturas: (1) CAA referência, com areia e brita naturais; (2) CAA com areia e brita recicladas; (3) CAA com areia e brita recicladas e adição de 10% de MK; (4) CAA com areia reciclada, brita natural e adição de 10% de MK e (5) CAA com areia natural, brita reciclada e adição de 10% de MK. A relação água/materiais cimentícios foi mantida constante para todos as misturas e a dosagem de aditivo foi ajustada de acordo com a variação do uso dos agregados. A avaliação das propriedades mecânicas e de durabilidade foi realizada a partir de ensaios resistência à compressão axial, velocidade de pulso ultrassônico, penetração de cloreto, difusão de íons cloreto, resistividade elétrica e potencial de corrosão. Os resultados mostraram que as propriedades do CAA foram reduzidas com o uso de agregados reciclados de RCC. Porém, para alguns indicativos de durabilidade, o CAA com agregado reciclado se comportou de forma semelhante ao CAA com agregados naturais. A adição do metacaulim compensou a queda da qualidade do CAA com uso de agregados reciclados. A mistura de CAA com areia reciclada e metacaulim se destacou positivamente em relação às demais, com resultados melhores que a mistura de referência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.621.844-** - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Interna - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA ALMEIDA DE SA
Externa ao Programa - 1717461 - LUCIANA DE FIGUEIREDO LOPES LUCENA - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/03/2023 18:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao