Banca de DEFESA: MARIA LETICIA DE LIMA MACHADO

DISCENTE : MARIA LETICIA DE LIMA MACHADO
DATA : 18/01/2023
LOCAL: Sala de reunião da GEP, na Maternidade Escola Januário Cicco/UFRN

COMPARAÇÃO DA RESPOSTA IMUNOLÓGICA PERIFÉRICA E ACHADOS HISTOPATOLÓGICOS PLACENTÁRIOS DE GESTANTES E PUÉRPERAS INFECTADAS OU NÃO POR SARS-COV-2

subpopulações linfocitárias, histopatologia placentária, SARS-CoV-2, gravidez e período pós-parto.

A resposta imunológica de parturientes com a COVID-19, bem como, as alterações histopatológicas na placenta ocasionadas pela infecção ainda não foram bem esclarecidas. Dessa forma, a caracterização de subpopulações linfocitárias e células natural killer (NK), via citometria de fluxo, no sangue periférico de gestantes e puérperas infectadas ou não pelo SARS-CoV-2, em conjunto com a análise histopatológica placentária, podem contribuir com mais evidências sobre efeitos causados pela COVID-19 durante o período gravídico puerperal. Neste estudo transversal, os níveis periféricos de linfócitos T totais, linfócitos TCD4+ (ThL), linfócitos TCD8+ (TcL), linfócitos B e células NK, de gestantes e puérperas com PCR positivo e negativo para SARS-CoV- 2 foram comparados. Além disso, foi realizada a comparação dos achados histopatológicos placentários, pelo método de coloração Hematoxilina/Eosina, de parte das parturientes incluídas no estudo. A coleta das amostras de sangue periférico e do tecido placentário ocorreram entre os meses de maio de 2021 e março de 2022, em um hospital universitário da região nordeste do Brasil. A imunofenotipagem foi realizada em 99 mulheres, das quais 78 (78,8%) tiveram o diagnóstico de COVID-19 confirmado. Gestantes e puérperas infectadas pelo SARS-CoV-2 apresentaram níveis mais elevados de células T citotóxicas, mediana (ME) = 574.2; intervalo interquartil (IIQ) = 382.4, quando comparadas com pacientes não infectadas, ME = 404.7 ; IIQ = 363.5); p = 0.032. Foi realizada a análise histopatológica em 30 placentas das quais 10 parturientes tiveram diagnóstico de COVID-19 confirmado por PCR (33,3%). Os resultados revelaram níveis mais elevados de congestão, vilite crônica focal e funisite aguda em placentas de parturientes positivas para COVID-19. Parturientes negativas tiveram maior porcentagem de hemorragia intervilosa com formação de trombo, calcificação distrófica, infarto placentário exceto marginal e deciduíte aguda capsular. Entretanto, não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos e nem um padrão histopatológico predominante nas parturientes infectadas pelo vírus na amostra estudada para comparação dos achados placentários. Gestantes e puérperas com COVID-19 apresentaram níveis significativamente mais elevados de células T citotóxicas no sangue periférico, mas não houve diferença nos achados histopatológicos placentários, apesar do grupo com a infecção confirmada ter apresentado maior percentual de congestão, vilite crônica focal e funisite aguda.

Externa à Instituição - DEBORAH DE MELO MAGALHÃES PADILHA - UnP
Interna - 1055045 - MARCELA ABBOTT GALVAO URURAHY