Banca de DEFESA: FRANCISCO MONTEIRO

DISCENTE : FRANCISCO MONTEIRO
DATA : 21/12/2020
LOCAL: Caicó

CORRELAÇÕES ENTRE OS CICLOS SOLARES E O REGIME PLUVIOMÉTRICO NA REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE CAICÓ NO PERÍODO DE 1913 A 2019

Série temporal. Chuvas. Manchas solares. Correlação. Região Geográfica Intermediária de Caicó.

Neste estudo foram utilizadas séries temporais de precipitação pluviométrica dos municípios de Caicó, Florânia e Cruzeta bem como a série histórica de manchas solares, para analisar e compreender se existe alguma relação entre essas duas variáveis e suas repercussões no semiárido do estado do Rio Grande do Norte, especificamente na região intermediária de Caicó. O período analisado foi de 1913 a 2019. Os dados de precipitação foram obtidos na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), na Estação Climatológica do Seridó (CP) e no Banco de dados Meteorológicos do instituto Nacional de Meteorologia (BDMEP). Os dados de atividade solar foram obtidos junto ao Observatoire Royal de Belgique, (ORB). Para análise dos dados, utilizaram-se técnicas da estatística descritiva, através de medidas de tendência central e de dispersão, probabilidade, tempo de retorno, desvio acumulado, além do teste estatístico não paramétrico de Mann-Kendall e da análise de correlação de Pearson. Os resultados mostraram elevada amplitude tanto para a precipitação quanto para a atividade solar. Os valores médios, máximos e mínimos são bem discrepantes entre a precipitação e as manchas solares, porém pôde-se perceber uma relação compatível ao período em que ocorreram esses valores extremos (máximos e mínimos solares x períodos secos e chuvosos), indicando haver alguma relação de influência das manchas solares na precipitação na região geográfica intermediária de Caicó.

Presidente - 1759367 - REBECCA LUNA LUCENA
Interno - 1244719 - JOSE JOAO LELIS LEAL DE SOUZA