Proposta de ações atividades voltadas ao setor espacial para incentivar alunos dos cursos de ciências da terra e exatas
STEAM; Educação; Divulgação científica; Carreiras em ciência e tecnologia.
Com poucos jovens buscando carreiras em matemática e ciências, há uma escassez de
profissionais qualificados para atuação em C&T aeroespacial. Contudo, há fortes indícios
de que é possível reverter esse quadro por meio de iniciativas educacionais inovadoras,
algumas já em execução ao redor do mundo. Acreditando que apostar nos jovens é criar
alternativas para um mundo diferente, diversas entidades, públicas ou privadas, em
diversos países, voltaram-se na busca de projetos motivacionais e de baixo custo. O
propósito deste trabalho é conceber e difundir um conjunto de atividades mais adequadas
e viáveis para um projeto vocacional espacial, no Brasil. Para tanto, propõe-se a estudar
atividades de ensino com teorias básicas espaciais e práticas mais dinâmicas em sala de
aula, utilizando exemplos de sucesso ao redor do mundo. Empregou-se a metodologia de
pesquisa bibliográfica, na busca de países que utilizam metodologias voltadas para a
atividade STEAM, e orientadas ao estímulo da curiosidade, a partir de uma nova
abordagem de aprendizagem, que prezem pela multidisciplinaridade em sala de aula, bem
como utilizem práticas em oficinas voltadas ao foco da atividade “hands-on”. Empregou-
se também a pesquisa bibliográfica, na busca de melhor entender o primeiro centro
vocacional espacial brasileiro e suas oficinas espaciais. Pretende-se propor atividades de
curto, médio e longo prazo que despertem o interesse dos alunos pela ciência espacial e
tecnologias afins, voltadas para astronomia e exploração espacial. O trabalho está
dividido em cinco capítulos: O primeiro consiste de uma introdução; O segundo capítulo
consiste de uma fundamentação teórica, abordando o sistema e segmentos espaciais, o
modelo STEAM como uma ferramenta mais dinâmica e interessante, bem como tipos de
modelo de gestão que sustentem projetos dessa natureza; O terceiro capítulo consiste de
uma revisão bibliográfica, abordando o desejo do homem de explorar o espaço e de como
isso pode ser feito, e apresenta também iniciativas de sucesso ao redor do mundo, bem
como a abordagem de alguns gastos históricos, em ciência e tecnologia, e educação
formal e informal; O quarto capítulo traz uma proposta sucinta de como o autor pretende
consolidar as ideias levantadas e propor uma solução razoável para o problema; O quinto
e último capítulo mostra o cronograma atualizado, referente as atividades realizadas até a
atividade de qualificação.