Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS VINICIUS SABINO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCOS VINICIUS SABINO PEREIRA
DATA : 29/05/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Projeto preliminar de um scramjet para inserção de cubesat em órbita 


PALAVRAS-CHAVES:

scramjet, combustão supersônica, propulsão hipersônica aspirada, estudo analítico, CubeSat


PÁGINAS: 59
RESUMO:

Com o intuito de acessar ao espaço por meio da aplicação da tecnologia de propulsão hipersônica aspirada, este trabalho propõe o desenvolvimento de um scramjet (supersonic combustion ramjet). O veículo aeroespacial proposto neste trabalho será dotado de três estágios, sendo dois estágios de motores foguetes a propulsão sólida e um estágio composto por um scramjet com quatro câmaras de combustão. O scramjet deste veículo irá operar em voo vertical na atmosfera terrestre, entre 20 km e 60 km de altitude com velocidade hipersônica correspondente a aproximadamente número de Mach 5,8. Tendo em vista que o scramjet não possui partes móveis e necessita de um sistema que o acelere, até que possa operar, será necessária a utilização do veículo acelerador que é responsável por impulsionar o scramjet até as condições ideais de operação (número de Mach, posição, pressão dinâmica). Este veículo aeroespacial terá a utilidade de acessar o espaço e realizar experimentos de sondagem, injeção de CubeSat em órbita e treinamento da mão de obra especializada responsável por operações aeroespaciais. Para o desenvolvimento preliminar deste trabalho, é necessária a utilização das teorias referentes às formações de ondas de choque e ondas de expansão, além das teorias relacionadas à adição de calor e de formação de camada limite em escoamento com velocidade hipersônica. Portanto, para este desenvolvimento foi aplicada a metodologia teórica analítica e em seguida com os resultados obtidos pôde-se efetuar, em futuro próximo, o projeto mecânico preliminar que determina as medidas básicas necessárias, além dos possíveis materiais a serem utilizados no veículo. Os resultados preliminares deste trabalho indicam que o scramjet conseguirá gerar empuxo e que ao se considerar a existência da camada limite é necessária uma alteração na geometria do inlet do veículo, para que seja possível manter a formação de shock-on-lip e shock-on-corner na estrutura do scramjet.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 738.408.158-00 - PAULO GILBERTO DE PAULA TORO - ITA
Interno - 2524058 - DOUGLAS DO NASCIMENTO SILVA
Externa à Instituição - HEIDI KORZENOWSKI - UNIVAP
Notícia cadastrada em: 17/05/2021 14:00
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