Banca de DEFESA: GILMARA COUTINHO PEREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILMARA COUTINHO PEREIRA
DATA : 25/05/2018
LOCAL: AUDITÓRIO D

SABEDORIA DE VIDA PARA UMA VIDA MELHOR: a importância dos Aforismos schopenhauerianos para uma vida sábia

Vontade. Pessimismo. Conhecimento. Sabedoria de vida.

A vontade é a coisa em si do mundo cujos alguns aspectos são a irracionalidade, a falta de finalidade e a insaciabilidade. Esses aspectos são responsáveis por tornarem a existência sem sentido e ao mesmo tempo imprimir no mundo dor e sofrimento, pois não há nenhum esforço que sacie o querer provocado pela vontade. Ela se dá a conhecer no mundo através das representações, desde o mundo inorgânico até o seu grau mais elevado de expressão: o homem. Distinto dos outros animais, o homem possui uma “clareza de consciência” [Bewusstsein/ Bewuβtseyn] que o leva a ponderar as suas ações e viver uma vida sábia, lhe permitindo avaliar o cenário em que se insere e meditar sobre a escolha entre os motivos das ações a serem praticadas. Dada essa clareza de consciência, questiona-se nessa tese se é possível ao homem sábio, com sua ação iluminada pelo conhecimento, se contrapor à atuação cega da vontade. A defesa é de que, apesar da sentença determinista “TODA VIDA É SOFRIMENTO” [alles Leben Leiden ist], existe no mundo como representação a possibilidade de se sofrer menos, a partir da sabedoria de vida, sobre a qual Schopenhauer fala especialmente em Aforismos para a sabedoria de vida. Diante disso não é anulada a visão pessimista de mundo, presente em toda a obra do filósofo, no entanto, aprende-se a viver melhor a partir da pequena liberdade que o homem possui, em contraposição à vontade, verdadeiramente livre. Sendo a sabedoria de vida e sua importância para uma vida menos sofrida a questão central dessa tese, a fim de analisá-la em sua plenitude, esta desenvolver-se-á em torno dos conceitos de pessimismo, moralidade, caráter, autoconhecimento e ética e a relação destes conceitos com a sabedoria de vida para uma vida melhor.

Presidente - 2194476 - FERNANDA MACHADO DE BULHOES
Externo à Instituição - LEANDRO PINHEIRO CHEVITARESE - UFRRJ
Externo à Instituição - MARIA LUCIA MELLO E OLIVEIRA CACCIOLA - USP
Interno - 1149565 - MARKUS FIGUEIRA DA SILVA