Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO HENRIQUE OLIVEIRA CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO HENRIQUE OLIVEIRA CAVALCANTE
DATA : 22/11/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões do Centro de Biociências
TÍTULO:

Estudo de elementos estruturais no genoma do papilomavirus humano e desenvolvimento de ferramentas moleculares para auxílio ao diagnóstico.


PALAVRAS-CHAVES:

Papilomavírus humano, câncer cervical, PCR, genotipagem, pressão seletiva, diversidade


PÁGINAS: 93
RESUMO:

O papilomavírus humano (HPV) é um pequeno vírus de DNA caracterizado como um dos mais comuns agentes sexualmente transmissíveis no mundo inteiro, cuja detecção e genotipagem acuradas só são possíveis através de técnicas de biologia molecular. Dentre os mais de 180 tipos diferentes já caracterizados, um grupo particular de HPVs apresenta diferentes dinâmicas evolutivas e propriedades biológicas, estando fortemente relacionado a infecções crônicas e progressão a cânceres tais como cervical, anal, vulvar, vaginal, orofaríngeo e de pênis. Um novo conjunto de primers foi desenvolvido para a detecção e genotipagem do HPV por meio da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), tendo como alvo uma região conservada de tamanho variável dentro do gene viral E1. Esse sistema permitiu a discriminação dos principais tipos oncogênicos de HPV por meio da análise do tamanho do fragmento amplificado por eletroforese em gel de agarose/poliacrilamida, com confirmação por sequenciamento direto, reduzindo o tempo e o custo necessários para o diagnóstico. A partir dos dados obtidos em análises moleculares durante o desenvolvimento do método proposto, foram realizadas também análises de variabilidade genômica e pressão seletiva, por meio da reconstrução filogenética por diferentes métodos, estimação de parâmetros de variabilidade e aplicação de modelos de regressão para a identificação de sítios sob seleção positiva ao longo das regiões codificantes. A compreensão da diversidade e da evolução viral é uma importante ferramenta para o desenvolvimento futuro de novas abordagens diagnósticas preventivas e terapêuticas para esse problema de saúde pública mundial.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1513597 - JOAO PAULO MATOS SANTOS LIMA
Externo ao Programa - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Presidente - 1046922 - LEONARDO CAPISTRANO FERREIRA
Notícia cadastrada em: 10/11/2017 07:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao