REESTRURAÇÃO DO ACERVO ARQUIVÍSTICO DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA DO RIO GRANDE DO NORTE: TRATAMENTO E DIGITALIZAÇÃO
Gestão da Informação; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado do Rio Grande do Norte; Acervo arquivístico.
O presente estudo busca analisar o acervo documental do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária do Estado do Rio Grande do Norte (INCRA/RN) por meio da compreensão de como se dá as atividades relacionadas às operações de tratamento e digitalização dos documentos arquivístico em suporte papel. Sob uma perspectiva específica, em se tratando de acervo arquivístico moderno, o trabalho traz um olhar reflexivo entre a Gestão da Informação e Arquivologia, com vistas a potencializar o poder da informação, bem como dar à informação o valor de insumo de transformação social. Se configura como pesquisa exploratória, descritiva e aplicada, utilizando o método indutivo e para coleta de dados utilizar a pesquisa documental e bibliográfica. Presentemente, o INCRA conta com plataforma de Sistema Eletrônico de Documentos (SEI - Sistema Eletrônico de Documentos), portanto, atualmente, a grande maioria dos documentos tramitam dentro deste sistema. O referencial teórico traz conceitos e aplicações voltados aos seguintes temas: Gestão da Informação, Gestão da Informação aplicada em Documentos e sua relação com a Arquivologia, Preservação, Conservação e Digitalização e Acesso, a qual aponta a Gestão da Informação como uma estratégia norteadora para solução no que se refere aos processos de mapeamento e análise de uso e aplicação da informação, vinculada a coleta, análise, armazenamento e disseminação da informação. Como produto, a cartilha foi produzida com o objetivo de auxiliar com informação para equalizar habilidades técnicas, trazer apoio à gestão, apoio para novos projetos com o mesmo escopo (o tratamento e a digitalização de documentos) e propõe-se a capacitar indivíduos que mesmo fora do ambiente de pesquisa, poderão usufruir de conhecimento para os desafios e as necessidades de um mundo cada vez mais digital. Conclui-se que o INCRA/RN tendo como motivação as demandas sociais, possue responsabilidade no tocante as obrigações em garantir que o acesso às informações sejam respeitados, visando a garantia da cidadania com vistas a fortalecer à democracia.