MÍDIAS SOCIAIS E LINGUAGEM SIMPLES COMO FERRAMENTAS DE FOMENTO A TRANSPARÊNCIA E AO CONTROLE SOCIAL NA UFRN
administração pública; transparência; controle social; linguagem simples; design da informação; mídias sociais.
A interconexão entre Administração Pública, transparência e controle social é crucial para promover a accountability e fortalecer a democracia. O controle social, representado pelo envolvimento ativo dos cidadãos, contribui para uma governança transparente por meio do acesso as informações pertinentes. Para isso, as informações requerem ser disponibilizadas de forma clara e por canais adequados. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver diretrizes para orientar a divulgação aprimorada de informações orçamentárias e financeiras da UFRN por meio de mídias sociais, utilizando linguagem simples e design de informação. Para isso, foram traçados os seguintes objetivos específicos: analisar o estado atual da divulgação de informações orçamentárias e financeiras na UFRN por meio do portal de transparência e das mídias sociais; avaliar se a divulgação das informações orçamentárias e financeiras segue boas práticas de linguagem simples e, por último, definir as características da informação financeira e orçamentária segundo os pressupostos da linguagem simples e do design de informação para determinar diretrizes de aplicação em mídias sociais institucionais. e fortalecendo o controle social. Cientificamente, a pesquisa preenche uma lacuna, gerando conhecimento teórico e prático, visando contribuir para uma instituição mais forte e inovadora, destacando-se na administração e governança. Para atingir os objetivos foi traçada uma pesquisa exploratória e descritiva, que utiliza pesquisa bibliográfica e documental para sistematizar literatura sobre a temática e avaliar as informações financeiras e orçamentárias disponíveis no Portal de transparência da UFRN, respectivamente. A avaliação das informações do Portal seguiram as orientações do Guia de uso da Linguagem Simples para Apresentação de Serviços Públicos, com relação a aplicação da linguagem simples e o design de informação. Após a avaliação foram criadas diretrizes para divulgar essas informações financeiras e orçamentárias em mídias sociais, seguindo as recomendações do Guia. Como resultado dessa análise foi constatado que o Portal de transparência atende alguns quesitos relacionados com linguagem simples e design de informação, enquanto falha em outros. A partir daí foram elaboradas diretrizes para divulgação dessas informações por meio do perfil de Instagram institucional oferecendo orientações sobre design de informação, escrita de textos, aparência, desenho de gráficos, entre outras. Se conclui que a adoção da linguagem simples e do design da informação em comunicações via mídias sociais, como Instagram, permitirá tornar essas informações mais claras e acessíveis, promovendo maior engajamento e participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil de modo geral no controle social.