APOIO INFORMACIONAL EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO EM UM AMBIENTE ORGANIZACIONAL COM DISTINTOS REGIMES JURÍDICOS: PROPOSTA DE UM SERVIÇO DE AUTOATENDIMENTO
Gestão da informação. Fluxo informacional. Serviço de informação. Acidente do trabalho. Saúde e Segurança do Trabalho.
A presente pesquisa diz respeito à aplicação dos fundamentos da gestão da informação para elaborar e propor um serviço de autoatendimento visando à promoção da saúde e segurança dos agentes públicos com o mesmo nível de atenção e qualidade de atendimento em um cenário no qual coabitam servidores da UFRN, submetidos à Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais) e empregados da EBSERH, vinculados ao regime jurídico previsto no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 (Consolidação das Leis do Trabalho - CLT), nas dependências do Hospital Universitário Onofre Lopes (Natal/RN). Em função dos entreveros jurídicos envolvidos no caso em estudo, frisa-se que a prevenção de acidentes do trabalho e de doenças ocupacionais, por envolver a preservação da saúde física e mental das pessoas, sobretudo compartilhando os mesmos recintos, não deve ocorrer de modo diferenciada em relação aos indivíduos. Diante disso, tem-se como objetivo precípuo investigar os caminhos a trilhar para a proposição de um serviço de apoio informacional a fim de auxiliar os servidores da UFRN no processo de busca por informações sobre acidentes do trabalho, visando à promoção e preservação da saúde desse público. A trajetória metodológica envolverá a uma abordagem indutiva, por meio de estudo de caso baseado nas técnicas documental, questionários e entrevistas. Acredita-se que, ao final, com os processos e fluxos devidamente mapeados e convergentes, livres de barreiras, consolidados por meio de um serviço de autoatendimento, seja possível promover o tratamento isonômico aos servidores da UFRN no que concerne à promoção da saúde ocupacional.