Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RAIMUNDA MATOS PRADO

DISCENTE: MARIA RAIMUNDA MATOS PRADO

DATA: 04/07/2011

LOCAL: Setor III, Sala H5

A FORMAÇÃO PÓS-GRADUADA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DE DOCENTES DO IFRN: IMPLICAÇÕES NA ATUAÇÃO DOCENTE

Formação continuada, Ensino de Ciências, Mestrado Profissional

GRANDE ÁREA: Outra

ÁREA: Ciências

Esta pesquisa parte do contexto educacional do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, através da retomada dos marcos legais que o caracterizam como instituição pertencente à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira, com enfoque nas políticas de formação continuada para os servidores que ali atuam especificamente docentes, em especial aqueles que tem sua atuação na área de Ensino de Ciência Naturais e Matemática. Para isso fazemos o recorte do convênio firmado entre o IFRN e a UFRN através do PPGECNM no mestrado profissional Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Desse convênio temos como colaboradores da pesquisa 08 docentes mestres que se formaram entre o período de 2004 a 2010, de forma que empreendemos uma pesquisa quali-quantitativa que objetivou em termos gerais realizar estudo de descrição e análise dos impactos causados pela formação de mestres do IFRN no PPGECNM/UFRN, levando em consideração a produção acadêmica dos mesmos (dissertação), sua atuação no contexto da instituição e os aspectos históricos, sociais, econômicos e políticos envolvidos, atendendo também as orientações do projeto em rede do Observatório 2008 – MEC/CAPES/DEB-P. Para isso utilizamos nas opções teórico-metodológicas alguns elementos da Entrevista Compreensiva e da Multirreferencialidade, nosso instrumento de coleta de dado principal foi a entrevista, fizemos também a análise das dissertações produzidas pelos docentes mestres e as caracterizamos, a partir de descritores específicos utilizados nos catálogos da USP/IFUSP (1992; 1996) e da UNICAMP/FE/CEDOC (1998) e por outros  pesquisadores. Na análise e compreensão das falas dos entrevistados foi possível identificar as implicações da formação docente no contexto escolar; a motivação para a busca do mestrado; como se deu a construção do objeto de estudo do produto educativo e sua utilização e intervenção na prática docente; a questão do papel dos docentes mestres no ambiente escolar a pós o mestrado levando em consideração as mudanças na atuação profissional e a influência nos grupos de trabalho; como se dá a utilização da pesquisa e investigação em sala de aula após a formação e a relação formação e qualidade educacional no contexto do IFRN. Na leitura e análise das dissertações produzidas foi possível identificar os principais focos e sub-focos temáticos explorados assim como os referencias teóricos metodológicos. Ao final da pesquisa elaboramos um produto técnico que poderá servir para estudos de análise e avaliação em termos quantitativos dos resultados alcançados pelos professores mestres do IFRN através de sua formação no PPGECNM/UFRN.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Externo à Instituição - HELAINE SIVINI FERREIRA - UFRPE