Banca de DEFESA: ROBERT PATRICK SANTOS

DISCENTE : ROBERT PATRICK SANTOS
DATA : 31/03/2023
LOCAL: meet.google.com/iyi-vaxp-zue

CAVERNA DO ALQUIMISTA: UM RPG PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO, COM BASE NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Role Playing Game. Ensino de Química. Inteligências Múltiplas

Nas últimas décadas, diversos jogos foram utilizados em salas de aula para auxiliar os educadores, visando fomentar o interesse e o estímulo dos jovens aos saberes escolares de uma forma potencialmente lúdica e interativa. Nessa perspectiva, o desenvolvimento de jogos de Role Playing Game (RPG) Pedagógico tornou-se uma alternativa metodológica dentro do processo de ensino e aprendizagem. O RPG apresenta algumas categorias, tais como: live action (encenação), digital (computadores e consoles) e o de mesa (jogo com tabuleiro e fichas). Nesta pesquisa, um RPG de mesa foi desenvolvido como um jogo de interpretação de papéis colaborativo, que se apresentou como uma oportunidade de baixo custo, possuindo o potencial de engajar, estimular e desenvolver diferentes habilidades, como as inteligências múltiplas, úteis na vida em sociedade, tais como a criatividade, imaginação e colaboração.Com este trabalho, objetivou-se desenvolver um produto educacional na forma de RPG pedagógico. Para tanto, foram desenvolvidas narrativas contendo elementos conceituais da disciplina Química e criados cenários inspirados em alguns dos problemas ambientais que fazem parte do cotidiano da comunidade escolar do ensino médio de uma escola da rede pública estadual do Estado do Rio Grande do Norte, dentro do componente eletivo em escola de tempo integral. A pesquisa foi qualitativa. Utilizou-se de questionários, diário de bordo e protocolos de observação como instrumentos de coleta de dados. Durante as aplicações do RPG 'Caverna do Alquimista', observou-se que os estudantes se engajaram para as atividades elaboradas pelo professor/mestre, e assim, foram orientados para compreensão de Conteúdos de Química a partir de situações cotidianas. Ao mesmo tempo, foi possível estimular as inteligências múltiplas: Lógica-matemática; Linguística e Espacial.

Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES