Banca de DEFESA: JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO

DISCENTE : JOSEMILDA MEDEIROS MACHADO
DATA : 15/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/qic-fbxk-mfq

ASPECTOS ECOLÓGICOS, AMBIENTAIS E SOCIAIS DA LIMNOLOGIA POTIGUAR: UMA PROPOSTA DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL-ERE, PARA EDUCAÇÃO BÁSICA

Ensino Remoto Emergencial. Momento Pedagógico.Sequência Didática.

O conhecimento acerca das vivências dos indivíduos frente ao meio ambiente é de muita responsabilidade, já que os saberes para a formação de uma consciência crítica ambiental se personifica na educação básica dos sujeitos. A escola como sede do saber fazer pedagógico, tem por uma, das inúmeras funções, as quais, lhes são conferidas, é a obrigatoriedade do processo formativo dos estudantes, o qual deve ser pautado num ensino que os motive, e que mostre caminhos para uma aprendizagem sensível às nuances do meio ambiente, além de compreensão acerca da atuação da natureza, como a dos seus serviços que ela presta à humanidade. O foco dessa proposta de trabalho foi de como podemos ressignificar os conteúdos frente aos desafios e possibilidades no uso de metodologias ativas com o ensino remoto emergencial, instrumentalizado de forma remota para os tempos atuais, no caso pandêmicos, para uma qualidade efetiva de ensino e aprendizagem em conteúdos de ecologia na educação básica? E quais as suas contribuições para o processo de alfabetização científica dos estudantes do ensino médio? O trabalho teve como objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática(SD) de ensino e aprendizagem de temas ecológicos na educação básica, instrumentalizados de forma remota. Para isso, fizemos um levantamento prévio das reais necessidades e dificuldades dos alunos sobre conteúdos de Ecologia, como ecossistemas e limnologia. Elaboramos e aplicamos uma  sequência didática acerca dos serviços ecossistêmicos locais, potiguares. Analisamos as potencialidades, desafios e possibilidades da aplicação desse material didático no formato de Ensino Remoto Emergencial- ERE, e suas contribuições para o processo de alfabetização científica do Ensino Médio. As atividades desenvolvidas seguiram os 3 momentos, onde: o 1º Momento, definido de Envolvimento onde um vídeo de curta duração associado a um questionário foi disponibilizado aos discentes, em seguida a  Problematização acerca dos recursos disponibilizados pelos ambientes límnicos locais, foram utilizados vídeo aulas, textos e produções escritas; o 2º Momento, a Organização do Conhecimento as atividades “ Redescobrindo os caminhos da água potável na zona norte de Natal”, “Recursos ecossistêmicos e a biodiversidade” a vídeo aula “Ecossistemas litorâneos(costeiros) potiguares” para a atividade “Agentes Ambientais Potiguares em Ação!” de produção escrita e o 3º Momento, Aplicação do Conhecimento a atividade de produção escrita verbal e não verbal para a edição de um podcast fictício local “A gazeta ambiental da zona norte”. Por fim, uma autoavaliação dos discentes acerca da proposta aqui trabalhada. Apesar da limitação imposta pelo cenário pandêmico atual, e a falta de condições para a instrumentalização da sequência didática tivemos os seguintes resultados esperados, porém, os que foram analisados em categorias do discurso pelo método quali-quantitativo mostrou-se uma preocupação perceptiva acerca das questões ambientais, como também a busca por uma melhoria ambiental e valorização dos recursos ecossistêmicos locais.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Interna - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA
Externa à Instituição - ANA CARLA IORIO PETROVICH
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 11:18