Banca de QUALIFICAÇÃO: CIDIA PAULA DA COSTA ALVES

DISCENTE : CIDIA PAULA DA COSTA ALVES
DATA : 12/12/2019
LOCAL: Auditório do CCET

UMA HISTÓRIA DE (DES)ENCONTROS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA DA UFRN (2002-2016) - VÍDEO SOBRE O USO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Mestrado Profissional em Ensino. Ensino de Matemática. Produto Educacional. Vídeo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) define o Mestrado Profissional como uma modalidade de Pós-Graduação Stricto Sensu que oferece cursos de natureza profissional, visando à capacitação científica e aplicada de professores da Educação Básica e/ou profissionais de ensino formal e não formal nos diferentes campos de conhecimento. Posto isto, o nosso contexto é o Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (CMPECNM), que iniciou suas atividades no 1º semestre de 2002, com o objetivo de qualificar, em nível de mestrado, licenciados ou outros graduados envolvidos em atividades docentes. A importância desse estudo está na necessidade de contar a trajetória do CMPECNM no que diz respeito às representações individuais dos professores e dos egressos sobre o Mestrado Profissional em Ensino, de modo que a temática está norteada pela seguinte questão: como os professores e alunos (egressos) do Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM), nos primeiros anos de existência, desenvolveram seus Produtos Educacionais no contexto de um Curso de Mestrado Profissional em Ensino? Para respondê-la, traçamos como objetivo geral elaborar um estudo historiográfico acerca do entendimento dos coordenadores, dos professores e dos egressos sobre Produto Educacional advindo do CMPECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período de 2002 a 2016. Nosso recorte temporal limita-se ao ano de 2016, devido à oferta na estrutura curricular do Curso, da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais, cuja ementa trata da elaboração e avaliação de Produtos Educacionais. Os procedimentos metodológicos foram pautados nos conceitos da História Oral, a fim de tornar possível a escrita historiográfica do Curso de Mestrado Profissional do PPGECNM/UFRN fundamentados nos pressupostos teóricos de Meihy (2005), Alberti (2004), Lang (2011) e nos trabalhos do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM).  A análise dos depoimentos orais voltou-se a compreensão das percepções dos envolvidos (coordenadores, professores e egressos do referido Programa) e está pautada na análise narrativa de narrativas (CURY; SOUZA; SILVA, 2014), a fim de identificar elementos peculiares e comuns dos depoentes, que naquele contexto, fizeram sentido àquilo que foi observado. O nosso Produto Educacional é um vídeo que pode ser utilizado como uma tecnologia audiovisual de fins pedagógicos, intitulado: “Vídeo informativo sobre a importância dos Produtos Educacionais para o professor de Matemática” de caráter informativo e motivacional, apresenta informações gerais sobre os Produtos Educacionais que são elaborados pelos alunos do CMPECNM da UFRN, exaltando a sua importância nas aulas de Matemática, mas também como eles podem ser acessados.  Por fim, a análise narrativa das narrativas aponta que as compreensões dos entrevistados acerca dos Produtos Educacionais não foram lineares e pacíficas, porém, com o passar do tempo e consolidação do PPGECNM, foram ao encontro do que a CAPES determina (elaboração, aplicação, avaliação e validação do Produto Educacional), após reflexões e discussões entre professores, durante realização de reuniões de colegiados do Programa ou entre alguns deles, em encontros informais, chegando até a implantação no currículo do curso da disciplina Desenvolvimento e Avaliação de Materiais Instrucionais.

Externo ao Programa - 3147364 - ADRIEL GONCALVES OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANDRÉIA DALCIN - UFRGS
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Notícia cadastrada em: 27/11/2019 12:22