Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ FRANCELINO JOTA

DISCENTE : ANA BEATRIZ FRANCELINO JOTA
DATA : 15/08/2019
LOCAL: Sala 51 do CCET

Reorientação Curricular na Disciplina Química via Tema Gerador: uma aproximação Freire-CTS

Ensino de Química, Ciência, Tecnologia e Sociedade, Paulo Freire, Investigação Temática.

Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para estudantes do Ensino Médio através do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Consideramos que a falta de contextualização na Educação em Ciências conduz ao desenvolvimento de um currículo que diverge dos objetivos propostos nos documentos legais para a Educação Básica no Ensino Médio do Brasil e acaba acentuando diferenças sociais, econômicas, de gênero, culturais etc. Por isso, acreditamos que uma abordagem a partir de temas que emergem da realidade dos/as alunos/as, problematizando as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, favorece a aprendizagem contextualizada de conceitos químicos. A Educação em Ciências deve ser voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, à preparação para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática baseada no pensamento de Paulo Freire e os pressupostos do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade podem ser utilizados para a construção de conteúdo programático da disciplina Química na 3ª série do Ensino Médio regular, em uma escola da Cidade do Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Por meio de uma abordagem qualitativa, na Investigação Temática (IT), utilizamos o levantamento de dados, a observação participante, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa investigação, o bem-estar social emergiu como tema gerador. Com base na IT e no tema gerador, elaboramos uma Sequência Didática (SD) para o ensino do conceito de reação de combustão, na perspectiva da sustentabilidade. Sua aplicação observou as orientações dos Três Momentos Pedagógicos. Para a análise dos resultados da aplicação do produto educacional, lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A fala dos/as alunos/as durante a IT se remete a uma preocupação com o transporte público e situações que permeiam a condição das vias de tráfego, o que nos levou a abordar aspectos de sustentabilidade e o Plano de Mobilidade Urbana de Natal. A aplicação da SD nos mostrou que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da sustentabilidade, promoveu uma alfabetização científica e tecnológica em diferentes níveis, evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as alunos/as para uma participação ativa em problemáticas sociais locais.

Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Interna - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS