Banca de QUALIFICAÇÃO: ALISON LUAN FERREIRA DA SILVA

DISCENTE : ALISON LUAN FERREIRA DA SILVA
DATA : 31/05/2019
LOCAL: Auditório do CCET

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO DE UNIDADES TEMÁTICAS DE MATEMÁTICA DA BNCC PARA O 8° ANO

História da Matemática; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; Investigação Matemática; Base Nacional Curricular Comum; 8º ano.

Esta presente pesquisa tem o objetivo de entrelaçar o uso da História da Matemática (HM) associada às Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), articuladas a Investigação Matemática (IM) propondo um produto educacional, caderno de atividades, baseado em problemas de história da Matemática, para abordagem das unidades temáticas de Matemática da BNCC, para as turmas do 8° ano do ensino fundamental anos finais. Para tanto, nos respaldamos em trabalhos como Miguel e Miorim (2017), Borba e Penteado (2012) e Ponte, Brocardo e Oliveira (2016) os quais atribuem possibilidades pedagógicas potenciais dessas tendências em Educação Matemática. Assim, propomos investigação-histórica-com-tecnologia destacando a Matemática como uma criação humana num coletivo pensante (humano e máquina) trazendo um espírito investigativo da Matemática em um processo de pesquisa original da atividade do matemático procurando resolver seus problemas geradores e reforçando a ideia de que a Matemática está ao alcance de todos, podendo ser produzida pelo aluno em processo de redescoberta (FOSSA, 2001), inspirado na história, como o matemático fez em seu desenvolvimento original, simulando situações/problemas históricos que podem ser investigados com/em ambientes/recursos tecnológicos. Para isso nossa pesquisa é de caráter qualitativo e dividida em duas fases. A primeira fase se destaca pelo levantamento bibliográfico, em que foi feito um levantamento acerca do uso das ferramentas pedagógicas HM, TDIC e IM, e sua articulação em prol do ensino de Matemática, bem como, realizarmos pesquisa bibliográfica sobre tópicos de HM a fim de produzir literatura adequada a ser usada no nosso produto particularmente relacionados aos objetos de conhecimento das unidades temáticas do 8º ano; a primeira parte da segunda fase de nossa pesquisa foi a produção do caderno de atividades. Este caderno de atividade fundamenta-se no contexto histórico dos princípios da casa dos pombos, do contexto histórico do plano cartesiano e da simetria e do contexto histórico da quadratura do círculo afim de englobar todas as Unidades Temáticas elencadas na BNCC para o 8° ano do Ensino Fundamental Anos Finais. A segunda parte da segunda fase será a aplicação do caderno em turmas do 8° ano, considerando instrumentos para coletas de dados como a observação (registrada em diário de campo, fotos e vídeos), o questionário, o relatório e registros escritos dos alunos no caderno.

Externa à Instituição - ENNE KAROL VENANCIO DE SOUSA - IFRN
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY