Banca de QUALIFICAÇÃO: HERBERT MEDEIROS SILVA FILHO

DISCENTE : HERBERT MEDEIROS SILVA FILHO
DATA : 28/02/2019
LOCAL: 3F1

O USO DA HORTA ESCOLAR NA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DO ENSINO DE QUÍMICA VOLTADA PARA AGRICULTURA

Horta escolar; Conteúdos da química; Sequência Didática.

Trabalhar os conceitos de ciências sempre traz grandes dificuldades à prática docente, especialmente, quando se refere as formas de motivar os educandos para a busca do saber. Nesta perspectiva, precisamos pensar ações que integrem a realidade do educando aos conteúdos trabalhados. Assim, ao identificarmos nosso locus de pesquisa a Escola Estadual Filomena de Azevedo que está situada na cidade de Santo Antônio/RN, percebemos o forte impacto que a agricultura exerce sobre a realidade dos nossos alunos e decidimos desenvolver uma sequência didática (SD) para discutir os conceitos de átomos, elementos químicos, substância simples, substâncias compostas, tabela periódica, ácidos, bases, pH , referente a estruturação de uma horta escolar baseada nos conhecimentos que os educandos apresentam sobre este assunto. Tal escola, atende mais de 800 alunos no nível médio nos turnos diurno e noturno e foi selecionada por ser o ambiente de trabalho do próprio professor e mestrando. Além disso, a aplicação da SD se deu nas turmas de 1º ano dos turnos matutino e vespertino contando com 154 alunos participantes. Os objetivos deste trabalho estão em desenvolver, aplicar e avaliar o produto educacional caracterizado por ser uma sequência didática direcionada a professores de química do 1º ano do ensino médio. Este trabalho apresenta uma série de atividades que vão desde a construção do ambiente da horta escolar, como preparo do terreno, a uso de materiais de mídias como vídeos, textos de divulgação científica, aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais. Tais atividades, constituintes do produto educacional proposto, apresentam o propósito de ampliar o interesse pelas aulas de química, estimular o trabalho cooperativo, valorizar as práticas agrícolas para a aquisição do conhecimento químico. Este trabalho é de cunho qualitativo e será desenvolvida a partir das respostas dadas pelos discentes aos questionários inicial e final, com questões abertas e fechadas, acerca das experiências destes com o trabalho agrícola e as contribuições das atividades para a aprendizagem da química. Para a análise dos dados obtidos nos questionários utilizou se a técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Tal trabalho também adota um formato de observação participante e para as anotações de campo nos utilizamos das considerações de Bogdan e Biklen. Como resultados obtidos pelos questionário inicial, podemos perceber que grande parto dos alunos estão inseridos no ambiente onde a atividade agrícola permanece forte e cheia de saberes populares úteis ao desenvolvimento da horta escolar, além disso, notamos o interesse por aprender como a química pode contribuir ao desenvolvimento saudável das hortaliças e a consciência sobre o uso irregular de produtos nocivos à saúde humana por seus familiares.

Palavras–chave:

Presidente - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
Interna - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Externa ao Programa - 3321654 - RUTE ALVES DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 18/02/2019 10:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao