Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA

DISCENTE : NATÁLIA NOELMA ANTUNES DE LIRA
DATA : 05/12/2018
LOCAL: Sala de Seminário de Matemática

Possibilidades e implicações do Teatro no Ensino de Física: o caso do conceito de energia na formação docente

Formação docente; Ciências naturais; Artes; Jogos teatrais; Energia.

Resultado da pesquisa sobre a relação entre Teatro e Ciências, esse trabalho consiste num estudo a respeito da relevância da inserção de discussões teóricas e prática de atividades teatrais na formação docente. Conscientes da necessidade de uma formação científica crítica que passe pela consciência de que a Ciência é uma atividade humana, cultural, criativa e social, pretendemos aproximar Ciência e Arte para uma melhor compreensão que Física também é cultura, bem como a Química e a Biologia. Escolhemos, então, esse tipo de abordagem enquanto potencial facilitador no processo de ensino e aprendizagem da Energia, importante protagonista no ensino de ciências. Consideraram-se suas características interdisciplinares e a complexidade da evolução científica e histórico-filosófica desse conceito. Para isso, estruturamos uma sequência didática com base em atividades teatrais fundamentadas nos Jogos Teatrais de Viola Spolin. O produto educacional foi desenvolvido enquanto oficina para professores em formação de química, física e biologia, visa proporcionar subsídio teórico e prático para o desenvolvimento de atividades teatrais no ensino de ciências, enquanto metodologia para o ensino do conceito de energia.

Interno - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externo ao Programa - 3230406 - JOSE SAVIO OLIVEIRA DE ARAUJO