Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE SUENIA SILVA DE MEDEIROS

DISCENTE : JAQUELINE SUENIA SILVA DE MEDEIROS
DATA : 20/03/2018
LOCAL: Auditório do CCET

Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS na Perspectiva Ausubeliana: uma proposta para o ensino da eletroquímica.

Aprendizagem Significativa, UEPS, Ensino Médio, Eletroquímica.

O presente trabalho objetivou elaborar, aplicar e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS, como foco no conteúdo da Eletroquímica utilizando os pressupostos da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel que traz como pressuposto básico que o novo

conhecimento é construído através da interação com o conhecimento prévio (subsunçores) presente na estrutura cognitiva do aprendente, sendo que no processo de ensino aprendizagem esses subsunçores vão se modificando e tornando-se mais elaborados, através da diferenciação progressiva e da reconciliação integrativa, a medida que o estudante ver significado no novo conhecimento. Desta forma, o pilar para elaboração da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS foi o debate sobre o funcionamento das baterias de celulares, já que os estudantes incorporaram a utilização desse dispositivo à sua rotina, atribuindo-o a um protagonismo para a realização de várias atividades, tais como: tirar uma foto, utilizar a calculadora, acessar à internet, marcar um encontro, entre outros. Porém, mesmo fazendo uso de tal dispositivo, a maioria dos estudantes desconhecem sua relação com os princípios eletroquímicos, muito provavelmente pelo fato das aulas de química do Ensino Médio estarem enraizadas numa abordagem tradicional de ensino, o que ocasiona uma série de dificuldades para a aprendizagem, bem como provoca distanciamento dos conceitos do conteúdo da Eletroquímica aos fenômenos que nos rodeia. Então, no intuito de contribuir com a melhoria do processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo, as atividades presentes na proposta de ensino se basearam nos pressupostos da produção das UEPS, segundo Moreira, apresentando: situações-problemas, experimentos, debates, simulações, leitura de textos, apresentações de vídeos e construção de mapas conceituais. A UEPS construída foi aplicada em duas turmas do Ensino Médio Regular, uma do 2º Ano (20 estudantes) e outra do 3º Ano (25 estudantes), ambas na Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel-RN. No primeiro momento, foram levantados os conhecimentos prévios sobre o funcionamento das baterias dos celulares e posteriormente foi possível inserir os conceitos da eletroquímica, tais como: ânodo, cátodo, agente oxidante, agente redutor, oxidação, redução, ponte salina, entre outros. Durante a aplicação das atividades os dados foram sendo coletados, analisados e categorizados com base na pesquisa qualitativa, especificamente através da Análise do Conteúdo, difundida por Bardin. A partir da aplicação da unidade foi possível, observar que os estudantes demonstraram motivação para o estudo, entusiasmo para resolução das situações propostas e a ancoragem de novos conhecimentos, evidenciados na resolução das situações-problema e na construção do mapa conceitual, produzido ao final da unidade, corroborando assim, indícios de uma aprendizagem significativa. Para avaliação dessa, foi apresentado três questões semiabertas, nas quais os estudantes relataram suas concepções sobre as atividades presentes na UEPS e uma Escala Likert contendo quatro afirmações. Ao término, evidenciou-se que a aplicação da UEPS foi proveitosa e proporcionou um ambiente dinâmico de aprendizagem, resultando numa aprendizagem com significado do conteúdo estudado, pois os estudantes tiveram a oportunidade de integrar os novos conhecimentos em sua estrutura cognitiva de maneira progressiva, aproximando-os dos conhecimentos prévios.

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externo à Instituição - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN - UTFPR
Interno - 1718598 - FERNANDA MARUR MAZZE
Notícia cadastrada em: 02/03/2018 10:11