Banca de QUALIFICAÇÃO: FÁBIO HENRIQUE NOVAES DE LIMA

DISCENTE : FÁBIO HENRIQUE NOVAES DE LIMA
DATA : 30/01/2018
LOCAL: Auditório do CCET

UM MINICURSO PARA A ATUAÇÃO DE MEDIADORES NA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, COM ÊNFASE EM ESTRATÉGIAS DE MEDIAÇÃO

Formação de Mediadores; Mediação Humana, Educação Não Formal e Popularização da Ciência; Objetos de Exposição;

Apresentamos uma proposta de minicurso e atividades de formação continuada para mediadores inseridos em práticas de educação não formal envolvendo as ciências da natureza, com a finalidade principal de apoiá-los no desenvolvimento de estratégias de mediação. Para o desenvolvimento da proposta foi feito levantamento bibliográfico na literatura em ensino de ciências sobre diferentes propostas institucionais de formação de mediadores em espaços não formais, bem como a observação participante, estudos e experimentação de atividades no contexto de um projeto específico de educação não formal em que estamos inseridos como mediador desde 2014, o qual desenvolve mostras de astronomia voltadas para apoio ao ensino formal e para a popularização da ciência, com planetário móvel e objetos interativos. O trabalho se apresenta como resposta a problemática real vivenciada nesse projeto, onde se identifica a necessidade de utilizar saberes acumulados por mediadores mais experientes de modo a facilitar os processos de formação de competências e habilidades para a mediação por mediadores novatos. A literatura aponta a importância da aprendizagem entre pares como uma das estratégias mais correntes e relevantes na formação dos mediadores, e esse processo já ocorre no projeto em questão, contudo, propomos, a partir dos estudos realizados, uma maior sistematização do processo de observação do mediador mais experiente e da auto-avaliação deste. No estudo junto aos mediadores do projeto, considerando algumas ideias que fundamentam as ações deste, identificamos dimensões relevantes para trabalhar a percepção dos mediadores sobre os objetos usados na mediação junto ao público, bem como formas com que essas mediações podem instigar o público a uma participação mais ativa. No que diz respeito à percepção do objeto, direciona-se um olhar para as partes que o compõem e de seu potencial para explicitar relações com: a mensagem geral da exposição em que o objeto se insere e a mensagem específica que deve viabilizar; conceitos e relações científicas que podem ilustrar; resgate e estímulo a novas vivências dos sujeitos, relacionadas ao(s) fenômeno(s) a que o objeto se refere; saberes e conhecimentos que não os científicos, ligados ao fenômeno a que o objeto remete (possibilitando uma pluralidade epistemológica na abordagem); formas de provocar o público a uma postura mais ativa na mediação. Como formas de provocar o público, em atividades junto aos mediadores do projeto identificamos as seguintes categorias de ações que podem ser evocadas: observar, perceber; manusear; expressar-se, indagar-se; gerar e explorar hipóteses; refletir, imaginar sobre; resolver situações problemas; sentir, emocionar-se. Além de oferecer fundamentos para a compreensão de especificidades da educação não formal, o minicurso apresenta e explora as dimensões delineadas para a percepção do objeto e as categorias de provocações ao público, por meio de atividades práticas e expositivas dialogadas. Pretende-se aplicar a proposta numa turma de 20 participantes, numa carga horária de 16h, e avaliar, por meio da análise de registros em áudio do minicurso, das produções desenvolvidas pelos participantes durante o mesmo e da avaliação dos participantes, o formato e as discussões inicialmente propostos para a composição do curso.

Presidente - 2321499 - AUTA STELLA DE MEDEIROS GERMANO
Interno - 1752887 - MIDORI HIJIOKA CAMELO