Banca de DEFESA: JEANY EUNICE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JEANY EUNICE DA SILVA
DATA : 07/12/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Anfiteatro A do CCET
TÍTULO:

O USO DO TERMOSCÓPIO E DA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA NA CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOMETRIA.


PALAVRAS-CHAVES:

História e Filosofia da Ciência; termoscópio; ensino de física; temperatura; experimentos históricos.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Ao longo das últimas décadas, a História e Filosofia da Ciência (HFC) tem sido considerada uma ferramenta importante no ensino de física, como evidenciado na literatura especializada da área de Didática das Ciências. Apesar do aumento dessas publicações, ainda é restritaa relação direta com a educação básica, o “como fazer” ainda limita ações diretas que possam de fato influenciar a construção do conhecimento no ensino de física. Nosso trabalho foi desenvolvido com o intuito de elaborar um Produto Educacional que possa ser utilizado pelo professor da educação básica como recurso para a exploração da potencialidade de contextualização que a HFC oferece. A temática escolhida foi o ensino da física térmica, com a reprodução e exploração do termoscópio, instrumento de medida qualitativa de calor, utilizado por muitos estudiosos desde o século V a.C. e que se tornou equipamento importante no processo de construção dos conceitos que possuímos hoje de calor e de temperatura. A utilização de experimentos com valor histórico pode ajudar a aproximar o aluno da física, contribuindo tanto para a contextualização histórica dos conhecimentos quanto para a aprendizagem de conceitos. Nosso produto educacional é composto por três modelos de termoscópios, construídos com materiais de baixo custo; três textos, sendo dois produzidos por nós e um adaptado; um roteiro para o professor; e um questionário de fixação para o aluno. O produto foi aplicado no segundo ano do ensino médio de uma escola pública de Natal (RN). Nossos resultados indicam que o uso do termoscópio e da HFC foi considerada uma abordagem positiva e que gerou momentos de investigação, confronto de ideias, reflexão e argumentação por parte dos alunos, possibilitando que eles percebessem que seus conhecimentos podem ser restritos até certo ponto e que é necessário aprofundar ou reorganizar o saber, reestruturando o pensamento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externo à Instituição - CALISTRATO SOARES DA CAMARA NETO - IFRN
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 16/11/2017 15:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao