Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCOS LEONARDO MARTINS SILVA

DISCENTE : MARCOS LEONARDO MARTINS SILVA
DATA : 31/10/2017
LOCAL: Auditório do CCET

DIÁLOGOS SOBRE GENÉTICA: UMA ANÁLISE SOBRE O PROCESSO ARGUMENTATIVO EM AULAS DE BIOLOGIA

Argumentação; Ensino de Genética; Educação Científica.

No campo da Didática das Ciências, diferentes estudos têm sinalizado propostas que abordem atividades para além das dificuldades de aprendizagem de conceitos por parte dos estudantes. Particularmente, no que se refere ao conteúdo de genética e biotecnologia, há estudos que apresentam atividades para promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas nas aulas da educação básica. Dessa maneira, partindo da argumentação como nosso objeto de estudo e buscando explorar esse contexto de pesquisa, elaboramos e aplicamos uma unidade didática denominada “DNA: Diálogo, geNética e Argumentação”, produto educacional da presente dissertação, e avaliamos a interação discursiva de alunos do ensino médio em práticas argumentativas durante a intervenção proposta. A pesquisa realizada partiu de um enfoque qualitativo considerando elementos de um estudo de caso, organizando as atividades desenvolvidas em três fases: uma fase exploratória, uma fase de delimitação do estudo e coleta de dados e uma fase para análise e discussão dos dados de acordo com sua relevância, atendendo ao recorte proposto nesta dissertação. Os resultados obtidos sinalizam que alunos de ensino médio tendem a ter mais facilidade em elaborar e tornar mais complexos seus próprios argumentos do que criticar ou avaliar os argumentos de seus pares e que os mais altos níveis de um argumento só podem ser alcançados através de diálogos em que existam posicionamentos contrários que se sustentem com evidências válidas e suficientes. Revela também que o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos pode ser propiciado através do ensino explícito da argumentação intermediado por atividades relacionadas ao conteúdo de genética e biotecnologia, tendo favorecido de maneira significativa o desenvolvimento da argumentação falada e escrita dos alunos.

Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Presidente - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - PATRÍCIA DA SILVA SESSA - UFABC
Notícia cadastrada em: 02/10/2017 14:10