Banca de DEFESA: MICARLLA PRISCILLA FREITAS DA SILVA

DISCENTE : MICARLLA PRISCILLA FREITAS DA SILVA
DATA : 30/06/2017
LOCAL: Anfiteatro A do CCET

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM CONTEXTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS

Ensino de Triângulos; História em Quadrinhos (HQ); Registro de Representações Semióticas; Educação Matemática.

A presente pesquisa foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, caracterizando-se como do tipo pesquisação. Nosso objetivo é investigar as possibilidades e implicações de atuação com Histórias em Quadrinhos no ensino da Matemática, valendo-se da Teoria dos Registros de Representação Semiótica para a elaboração de um material que auxilie os processos de ensino e de aprendizagem no que tange ao estudo de Triângulos. O uso do gênero discursivo textual HQ promove uma interação entre a linguagem matemática e a língua materna, articulação que se mostra muito frutífera e que aos poucos vem se consolidando por meio de pesquisas. Por se tratar de um mestrado profissional, elaboramos um Produto Educacional que foi balizado pela Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval e tem por foco o ensino de Triângulos para o 8o ano do Ensino Fundamental. Fundamentamos nossas ações em Calazans (2004) e Vergueiro (2005) que discutem a utilização de HQ na sala de aula, bem como em Bazerman (2011) e Marcuschi (2008) que tratam dos gêneros textuais e, ainda, nas experiências de Tonon (2008), Pereira (2010) e Moraes (2009) com a utilização de HQ no Ensino da Matemática. Reportamo-nos a Machado (2011) que trata da impregnação mútua entre a Matemática e a Língua Materna, bem como autores que versam sobre linguagem Matemática, textos matemáticos e a importância da leitura e da escrita para a aprendizagem matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de ensino na cidade de Natal/RN. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, questionários, aplicados a professores e alunos, a observação participante e, ainda, as produções escritas dos alunos. Realizamos um teste piloto e solicitamos a professores de Matemática, de Língua Portuguesa e Pedagogia que fizessem uma análise da HQ, a fim de coletarmos informações que contribuíssem para a melhoria do material. Finalizado o produto educacional, realizamos a aplicação do material ao nosso público alvo, alunos de 8º ano do Ensino Fundamental. A análise dos dados obtidos foi realizada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir desses dados pudemos constatar a eficácia do material elaborado, comprovando, através das produções dos alunos, que houve efetiva aprendizagem e que, de fato, as aulas se tornaram mais dinâmicas, facilitando todo o processo.

Externo à Instituição - ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA - IFCE
Externo ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ