Banca de DEFESA: JOÃO BATISTA NOBREGA BARBOSA

DISCENTE : JOÃO BATISTA NOBREGA BARBOSA
DATA : 30/06/2016
LOCAL: Laboratório de Ensino de Biologia (LabEnBio)

ENSINO DA BIOQUÍMICA POR MEIO DE UMA REDE SOCIAL EDUCACIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Edmodo. E-learning. Ambiente virtual de aprendizagem. Ensino de biologia.

A tecnologia e seus variados aspectos se fazem cada vez mais presente no cotidiano de uma sociedade. Uma das principais características que o ser humano enquanto espécie desenvolveu ao longo da evolução é a capacidade de comunicar-se. Como área de conhecimento, as TICs (tecnologia da informação e comunicação) têm transformado a forma como nos relacionamos com as informações e a maneira como construímos o conhecimento. Diante de uma perspectiva transformadora a tecnologia tem sido utilizada com frequência no ambiente escolar. O desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem apresenta-se como ferramentas auxiliares ao professor no exercício de sua profissão. Entretanto, as dificuldades imputadas ao professor ultrapassam a ideia de que os usos de tecnologias podem corrigir os erros do processo ensino-aprendizagem. No campo da Biologia, o alunado apresenta grande dificuldade em compreender os conceitos que exigem um entendimento a nível molecular e sua aplicabilidade no cotidiano, estas características conceituais podem ser identificadas dentro dos conteúdos da bioquímica. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino médio de uma escola particular do município de Parnamirim no Rio Grande do Norte. A pesquisa tem como foco central, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino de conceitos da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e no ambiente virtual de aprendizagem (EDMODO). Durante o percurso metodológico recorreu-se ao programa UCINET para análise da rede social e o MAXQDA para análise de conteúdo. Os resultados indicam um baixo nível de compreensão conceitual quando os conteúdos são abordados em sala de aula de maneira tradicional. Com a utilização de ferramentas audiovisuais na forma de documentários e as TICs na forma de ambientes virtuais de aprendizagem (EDMODO) o resultado do alunado mostrou-se positivo no entendimento conceitual e no desenvolvimento de novas habilidades sócio cognitivas. As construções das relações sociais em ambientes virtuais de aprendizagem indicam novas perspectivas de avaliação para o professor. As possibilidades do uso para melhoria do processo ensino-aprendizagem em especial na Biologia se mostram bastante promissores e com subáreas à serem exploradas, cabendo ao professor intermediar a construção de um ambiente propício à novas descobertas por parte do alunado.

Interno - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Externo à Instituição - KEILA CRUZ MOREIRA - IFRN
Notícia cadastrada em: 20/06/2016 14:30