Banca de QUALIFICAÇÃO: MICARLLA PRISCILLA FREITAS DA SILVA

DISCENTE : MICARLLA PRISCILLA FREITAS DA SILVA
DATA : 27/06/2016
LOCAL: Anfiteatro A

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM CONTEXTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS À LUZ DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

Ensino de triângulos; História em Quadrinhos (HQ); Registros de Representação Semiótica.

O trabalho é uma pesquisa com abordagem qualitativa, contendo elementos do tipo pesquisação. Investigamos as possibilidades pedagógicas e implicações de atuação de Histórias em Quadrinhos no ensino da Matemática. Esse recurso promove uma integração entre a linguagem matemática e a língua materna. O produto foi elaborado com base na Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) de Raymond Duval e tem por foco o ensino de Triângulos para o 8o ano. Fundamentamos nossas ações em Calazans (2004) e Vergueiro (2005) que tratam da utilização de HQ na sala de aula e nas experiências de Tonon (2008) e Pereira (2010) com a utilização de HQ no Ensino da Matemática. Reportamo-nos a Machado (2011) que trata da interação entre a Matemática e a Língua Materna, bem como autores que versam sobre linguagem Matemática, textos matemáticos e a importância da leitura e da escrita para a aprendizagem matemática. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede particular de ensino na qual lecionamos Matemática. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados, questionários, entrevistas, ambos com professores e alunos e, ainda, observação participante. Após a elaboração do Produto Educacional, realizamos um teste piloto, e solicitamos a professores de Matemática e Língua Portuguesa que fizessem uma análise do mesmo, afim de coletarmos informações que contribuíssem para melhoria do material. Através desses dados constatamos que o material necessitava de alterações e acréscimos, que melhorariam ainda mais nosso Produto. Uma vez realizadas as adequações, partiremos para a aplicação com o público alvo, alunos de 8º ano.

Externo à Instituição - ANA CLÁUDIA GOUVEIA DE SOUSA - IFCE
Externo ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ