Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANIRA SALES BATISTA

DISCENTE : IVANIRA SALES BATISTA
DATA : 22/06/2016
LOCAL: Auditório do CCET

IMPLANTAÇÃO DE UM ESPAÇO VERDE NO AMBIENTE ESCOLAR: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE - RN

Educação Ambiental; Viveiro Educador; Horta Escolar; Projetos; Caatinga.

Atualmente, o município de São Gonçalo do Amarante (RN) vem sendo alvo de uma crescente expansão imobiliária, que por sua vez, necessita de áreas para construções e implica em perda da vegetação nativa e habitats. Essa cobertura vegetal compõe, em sua maior parte, a caatinga hipoxerófila, apresentando pequenas áreas de manguezais, mata de várzea e resquícios de mata atlântica. Sendo a caatinga a mais afetada neste cenário. Em meio às buscas de soluções para mitigar esses problemas ambientais, em uma localidade como essa, é notável a importância da Educação Ambiental (EA) desenvolvida no meio escolar. Pois, diante da crise ambiental que vivenciamos ela desponta como campo de conhecimento que se propõe a erradicar esse tipo de transtorno ambiental. Para isso, ela trabalha a mudança do comportamento humano. Levando aos seres sociais que somos uma reflexão sobre nossa condição enquanto parte integrante de uma sociedade e do ambiente, para que os cidadãos adotem posturas e atitudes de preservação dos recursos naturais. Por conseguinte, no Brasil a EA é trabalhada nas escolas principalmente por meio de projetos. Um modo de se trabalhar um projeto de EA nas instituições de ensino formal é através da implantação de espaços verdes como hortas, viveiros e jardins. Executar projetos de Educação Ambiental é um processo delicado e que deve ser feito de forma participativa, clara e objetiva, levando em consideração todo o contexto em que a comunidade onde o projeto será desenvolvido está inserida. Portanto, esta dissertação tem como objetivo a construção de um viveiro educador de plantas nativas da Caatinga e de uma horta escolar, junto com os alunos do 7º ano da escola municipal Maria de Lourdes de Lima (em São Gonçalo do Amarante-RN), como proposta de ação da Educação Ambiental. Assim como, disponibilizar a proposta do projeto trabalhado e os resultados obtidos para compor um material de apoio ao professor, para que os mesmos possam realizar ações sobre as questões de Educação Ambiental em suas escolas. Isso será feito através do desenvolvimento de uma cartilha. Os resultados parciais indicam que mesmo mediante desafios, projetos como o relatado aqui podem ser replicados em qualquer escola e trazem recompensas nos campos pedagógico, social, ambiental e da saúde.

Interno - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Notícia cadastrada em: 23/05/2016 14:37