Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA KAMYLLA E SILVA XAVIER DE ALMEIDA
DATA: 29/07/2015
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Esta proposta pretende contribuir com o ensino e aprendizagem da Física em condições normais de trabalho no Ensino Médio de escolas públicas por meio da elaboração, implementação e avaliação de um produto educacional composto por um conjunto de sequências de ensino cobrindo os conteúdos de Termodinâmica previstos para o ensino médio; ou seja, abrangendo os temas: Temperatura e Termometria, Natureza e Propagação do Calor, Dilatação térmica, Calorimetria, Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica. A pesquisa, de cunho predominantemente qualitativo, reflete acerca de aspectos históricos do ensino de Física no Brasil como pontos de partida para entender a realidade atual da disciplina de Física no Ensino Médio das escolas públicas brasileiras. Discute, com base na literatura da área, as dificuldades de professores e alunos, respectivamente, no ensino e aprendizagem da disciplina de Física, algumas relacionadas às características próprias da disciplina e outras com o modo pelo qual se dá o processo de ensino-aprendizagem. Como abordagens facilitadoras neste processo são adotadas as ênfases curriculares em Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) e de Ensino por Investigação. Em seguida, são descritas a elaboração, implementação e avaliação de Sequências de Ensino Investigativas para conteúdos de Termodinâmica de acordo com o referencial teórico utilizado. A intervenção feita em sala de aula ancora-se na metodologia cooperativa e participante da pesquisa-ação numa turma de 2º Ano de Ensino Médio da Escola Estadual Nelson Batista Alves, situada no município de Bernardino Batista, na microrregião de Cajazeiras, extremo Oeste da Paraíba. As análises dos resultados das intervenções são feitas com base no método de Análise de Conteúdo.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Termodinâmica, CTSA, Ensino por Investigação, Ensino Médio


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências
RESUMO:

Termodinâmica, CTSA, Ensino por Investigação, Ensino Médio


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Interno - 1724218 - DANIEL BRITO DE FREITAS
Externo ao Programa - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Notícia cadastrada em: 01/07/2015 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao