Banca de QUALIFICAÇÃO: ARNOR DIONÍZIO DOS SANTOS

DISCENTE: ARNOR DIONÍZIO DOS SANTOS
DATA: 01/06/2015
LOCAL: Auditório do CCET

PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS DE BIOLOGIA SOBRE A DOCÊNCIA DURANTE A DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS I

Docência, Ciências, Instrumentação, Questionário.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências

Sendo uma das atividades mais importantes, antigas e nobres da humanidade, o ato de ensinar desempenha uma importante função na vida de todos os cidadãos. Para aprimorar essa prática, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi criada em 2008 a disciplina de Instrumentação para o ensino de ciências I e II que se propõe a auxiliar os licenciandos em sua prática docente futura, contribuindo para a formação de um profissional reflexivo e atualizado nas novas tendências para o ensino de ciências e biologia. O objetivo principal desta pesquisa foi avaliar a contribuição da disciplina de instrumentação de ensino em ciências I sobre a intenção do licenciando em ser professor. A pesquisa foi realizada nos anos de 2009 à 2013 e contou com a participação de 235 alunos de licenciatura do curso de ciências biológicas nos turnos diurno e noturno. A coleta de dados consistiu na aplicação de um questionário sobre a intenção em ser professor em duas etapas, sendo a primeira no início da disciplina e a segunda ao final da disciplina de Instrumentação para o ensino I. Cerca da metade dos alunos desejam ser professores e, ao final da disciplina esse número aumenta em 6,81%. Entre os estudantes que não têm a intenção em ser professor o motivo mais relatado foi a insegurança (33,33%). A principal vantagem da profissão docente relatada pelos estudantes foi a responsabilidade social que aumentou significativamente de 34,89% para 48,08%. Quanto à desvantagem, a desvalorização profissional foi a mais relatada (início: 65,25%; fim: 68,51%). Quando comparados em relação ao turno em que estudam observou-se que as percepções dos estudantes sobre o ofício de ensinar passam por alterações sugerindo que a disciplina realiza um papel informativo e formativo.

Externo ao Programa - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Interno - 338397 - ELINEI ARAUJO DE ALMEIDA